IoT Weekend Online 2020

A versão 2020 do IoT Weekend será totalmente online e gratuita. Dois dias de conteúdo com especialistas nos temas.

A 9ª edição do evento, com foco em Microsoft Azure, traz o estado da arte para projetos de IoT, arquiteturas e muita mão na massa com sessões focadas em guiar o seu desenvolvimento com as melhores práticas na plataforma.

Não fique de fora desta iniciativa que vem para mudar o cenário brasileiro de IoT, faça a sua inscrição gratuita aqui.

Internet das Coisas?

“Internet das coisas é muito mais que um hardware conectado. Penso em IoT como o motor da transformação digital dos próximos anos em todo o globo.”

Jorge Maia

Diversos são os números sobre IoT, alguns falam em milhões de dispositivos conectados nos próximos anos outros falam de injeção de trilhões de dólares na economia e muitos das transformações de times e empresas. O que realmente interessa é que sem a internet das coisas não conseguiremos aumentar a produtividade dos campos, melhorar ainda mais a qualidade de nossas indústrias, interligar vidas e governos e transformar nossas cidades.
Falamos não de uma moda ou uma tendência ou até mesmo de um hype, IoT é a união de diversas disciplinas da tecnologia e outras áreas em prol de um crescimento da inteligência de dispositivos, processos e aumento de qualidade nas mais diversas áreas.

Agenda e Horários

Sábado 19/12

14:00 Sugestão de Arquitetura para Projetos de IoT com Azure - Jorge Maia

Nesta Sessão você terá uma visão de uma arquitetura com 3 camadas, para soluções de IoT com uso de Azure, e entender a distribuição ao logo delas para uso tanto de telemetria quanto de projetos com uso de Edge Computing.

15:10 IoT Hub SDK com múltiplas linguagens enviando dados para o IoT Hub + Time Series Insights - Rebeca Sousa

Uma palestra com abordagem prática que irá desmistificar o uso do IoT Hub SDK em diversas linguagens e também apresentar a integração de dados junto ao Time Series Insights.

17:10 Zero to First Deploy + OTA Updates com Azure Sphere - Anderson Rodrigues

Venha entender de uma vez por todas por que você deve usar o Azure Sphere em seu próximo projeto de IoT. Serão apresentados conceitos fundamentais e um caminho desde a inicialização do dispositivo até o deploy de software remotamente.

19:10 Sorteios e Encerramento do Primeiro dia - Jorge Maia, Anderson Rodrigues e Rebeca Sousa

Domingo 20/12

14:30 Azure IoT Edge: habilitando processamento na borda com a Internet das Coisas - Walter Coan

Esta palestra tem como objetivo apresentar os conceitos relacionado a dispositivos de Internet das Coisas com habilidades específicas implantados próximo do local onde são necessários. Será demonstrado aplicações reais utilizando o Azure IoT Edge em dispositivos Linux.

15:40 Protocolo MQTT, direto em um ambiente IaaS - Criando tudo do mais absoluto zero - Jorge Maia e Marcos Nogueira

Já ouviu falar que MQTT é o protocolo da Internet das Coisas? Nesta sessão iremos explicar o funcionamento e também levar você a criação de uma Virtual Machine no Azure com o serviço, discutir aspectos como segurança e escalabilidade e conectar devices tanto simulados quanto reais, como por exemplo um dispositivo LPWAN usando LoRaWAN.

17:00 IoT por onde começar? - Vivian Heinrichs, Walter Coan, Jorge Maia, Rebeca Sousa e Anderson Rodrigues.

Quer começar na carreira ou expandir suas capacidades profissionais? Esta mesa redonda é feita para isso, serão especialistas esperando sua pergunta para lhe ajudar neste caminho.

17:45 Encerramento e Sorteios

O IoT Weekend tem o orgulho de ter como palestrantes excelentes profissionais e todos com muita vontade de disseminar o conhecimento para a comunidade

Palestrantes Confirmados

Anderson Rodrigues
Jorge Maia
Marcos Nogueira
Rebeca Souza
Vivian Heinrichs
Walter Coan

Apoio / Patrocínio

Produção / Organização

CrazyTechLabs Jorge Maia

7

trilhões de dólares será o movimento para os próximos 3 anos com IoT é a previsão do IDC

50

billhões de dispositivos conectados é a previsão para o ano de 2020, 8 para cada habitante

37%

dos dispositivos atuais estão na automação de indústriais e processos fabricação

$756

bilhões de dólares é o número da receita com IOT em 2014 segundo a Vision Gain