Fale Conosco: +55 61 99119-6042
Follow Us:

IoT Weekend Brasília 2015

Nossa segunda edição e agora estamos em Brasília, em maio estivemos em Recife e foi um sucesso! O IoT Weekend é um evento dedicado a Internet das Coisas, com dois dias de atualização e aprendizado em um formato diferenciado. No primeiro dia de palestras e no segundo um Workshop com muita prática. Na edição de Brasília, temos novidades, agora teremos dois workshops no domingo, um com a plataforma Arduino e outro com Raspberry Pi 2. Palestrantes de alto nível, muito aprendizado e muita diversão, não fique de fora.

Marque em sua agenda os dias 1 e 2 de Agosto de 2015.

Internet das Coisas?

Segundo Peter Drucker, “A melhor maneira de prever o futuro, é criá-lo.”, venha se atualizar sobre a tecnologia que será responsável por um faturamento de mais de 7 trilhões de dólares em 2020.

Um final de semana dedicado a Internet das Coisas, do inglês Internet of Things, ou simplesmente IoT, palestras com especialistas, workshop prático e muito conhecimento. Um dispositivo dissecado e apresentado em sua plenitude, desde hardware, passando por plataformas, linguagens de programação, serviços de nuvem e de análise de dados. Conectividade e segurança de dispositivos discutida em praticamente todas as sessões, em uma linguagem acessível a desenvolvedores de softwares, investidores e engenheiros, dois dias de muita informação.

I oT é um mercado em franca expansão e com excelentes oportunidades tanto para novos empreendedores de tecnologia quanto para empresas que já estejam em atividade no setor. Automação de processos, produtividade, telemetria, controle de residências, prédios e cidades, dispositivos pessoais, rastreadores, dentre outros. O universo de dispositivos está em franca ascenção, previsões falam em termos mais de 60 Billhões de dispositivos em 2020, em menos de cinco anos teremos mais de 8 dispositivos conectados em relação a um ser humano. Participe do começo desta evolução.

Agenda

PROGRAMAÇÃO

Sexta (31/07/2015)
20:30h

JANTAR COM OS PALESTRANTES

Em um Jantar conheça e tenha um contato mais próximo com os palestrantes na noite anterior ao início do evento! Uma verdadeira reunião social com o intuito de levantar a discussão sobre tecnologia, internet, dispositivos e muito mais. *A entrada do jantar não está incluída nos ingressos para o evento, consulte nosso pessoal sobre a entrada e fique atento as cortesias que serão sorteadas pelas redes sociais.

Sábado (01/08/2015)
8:00 - 9:00

CAFÉ DA MANHÃ E CREDENCIAMENTO

Estaremos esperando você com um café da manhã e credenciamento à partir das 8h. O café da manhã será servido até as 9h e o credenciamento continua durante todo o dia.

09:00 - 09:30

INTERNET DAS COISAS - COMO ELA PODE MUDAR ORGANIZAÇÕES, CIDADES E A VIDA COTIDIANA

Jorge Maia

Uma visão geral sobre dispositivos, mercado, produtos e principalmente sobre um novo mundo para desenvolvedores de software, engenheiros de hardware, analistas de dados e entusiastas.

Um novo ramo dentro do mercado de tecnologia, que une vários segmentos e abre as portas de fábricas, carros e residências para dispositivos que conectados e inteligentes conseguem transformar o cotidiano em algo realmente novo. Bilhões de dispositivos, trilhões de dólares em recursos previstos e um universo de dados que alimenta streams de dados e gera muito valor aos negócios e organizações, este é o cenário que discutiremos nesta apresentação.

Nesta sessão serão respondidas algumas das perguntas mais comuns quando se fala em Internet das Coisas, tais como: Em que consiste um dispositivo de internet das coisas? O que é preciso para seu desenvolvimento? Por que nuvem e análise de dados são as vezes mais importantes que o próprio hardware?

09:40 - 10:50

PLATAFORMAS E HARDWARE, O QUE EXISTE NO MERCADO

Ênio Prates

Uma visão sobre as plataformas, diferenciais e tecnologias a serem escolhidas, indiferente do estágio do seu projeto, seja ele produção ou prototipação, a escolha da plataforma de desenvolvimento correta pode economizar muito tempo e dinheiro.

Nesta sessão você saberá quais plataformas existem e como você deve escolher a melhor para seu projeto. Arduino, ARM, Intel, Raspberry pi, dentre outras farão parte da conversa.

11:00 - 11:15

CASE: LOOPKEY

Daniel Sandoval

O LoopKey é uma solução de Internet of Things para empresas, trazendo o controle de acesso tão comum no mundo virtual para o mundo real. Compartilhe acesso e remova com toques no seu smartphone e o utilize para abrir portas, datacenters, armários ou veículos.

Implementar soluções IoT energeticamente eficientes, seguras e de baixo custo com certeza é um desafio. Saiba como estamos fazendo tudo isso aqui mesmo em Brasília.

11:20 - 12:10

IoT + BIGDATA: O MICRO E O MACRO QUE PODEM TE COLOCAR UM PASSO À FRENTE

Diogo Martins

IoT é o futuro e já faz parte do presente, mesmo que você não tenha percebido. Big Data já não é tão novidade mas tem um longo caminho a percorrer. A junção dos pequenos dispositivos e da utilização da enorme quantidade de dados gerados pode levar qualquer negócio ao sucesso.

Entenda como essa relação pode mudar os negócios e quais áreas são afetadas com essas mudanças. Veja também quais os grande desafios devem ser encarados nos próximos anos para que projetos de IoT e Big Data vençam essa batalha!

12:15 - 12:30

PATROCINADOR: ARGUS CONTROL

Um pouco sobre a Argus Control e a ALARM.COM

12:30 - 14:00

ALMOÇO

*por conta do participante

14:00 - 15:10

CLOUD - O BackStage Entre Dispositivos e Usuários

Vitor Meriat

Um dispositivo de Internet das Coisas necessariamente tem que enviar e receber comandos e mensagens e muitas das vezes milhares de vezes em um determinado período de tempo curto. Uma coleira de cachorro inteligente por exemplo pode definir uma cerca virtual e quando o animal ultrapassar o perímetro definido ele começa a enviar o seu novo  posicionamento e com isso seu dono pode além de o encontrar facilmente, conhecer seus hábitos e muitas vezes tornar a vida do animal mais divertida e melhor. Este é um dos exemplos onde temos a geração de centenas de dados por dia e que se utilizados e tratados de forma adequada podem gerar uma informação de extrema valia e qualidade. Em um dispositivo como este também precisamos enviar comandos visando modificar o comportamento do dispositivo e também interagir com o animal. Tudo isso é orquestrado pelos serviços na nuvem, de forma escalável e segura. Nesta sessão, entenda os conceitos de nuvem, seu funcionamento e as ferramentas disponíveis no mercado, o que podemos usar para dispositivos de Internet das Coisas com exemplos práticos serão apresentados utilizando Microsoft Azure.

15:20 - 16:10

FERRAMENTAS DE CONECTIVIDADE PARA APLICAÇÕES VOLTADAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Carlos Gonçalves

Nesta palestra serão apresentadas soluções e desafios no desenvolvimento de ferramentas para acesso de equipamentos no dia-a-dia de uma pessoa com deficiência.

16:20 - 16:30

CALANGO HACKER CLUB

Otávio Carneiro

Uma breve apresentação do Calango Hacker Clube, Um espaço multidisciplinar em Brasília que pode ajudar você em seu projeto!

16:30 - 17:00

COFFEE-BREAK

17:00 - 17:15

PATROCINADOR: STARVAI

Uma breve apresentação da Starvai

17:20 - 18:10

IOT WEARABLES - DISPOSITIVOS SEM FIO CONECTADOS

Gedeane Kenshima

Pulseiras que medem batimento cardíaco, roupas controladas remotamente, implantes que enviam informações, enfim, hoje podemos citar uma dezena ou talvez centena de dispositivos que já existem no mercado e a cada dia mais criações surgem visando facilitar nosso dia a dia, seja para o mercado fitness, de saúde ou até mesmo de entretenimento. 

Nesta apresentação, será apresentado um dispositivo vestível desde seu planejamento, passando pelas etapas de ideação, prototipação e por fim funcionamento. Todas as etapas e desafios serão demonstrados e discutidos. 

18:20 - 18:40

FUTURO E DESAFIOS

Jorge Maia

Internet das Coisas, um termo relativamente novo que vem roubando a cena nas linhas do tempo do mercado de tecnologia tem pela frente um longo caminho para produtos de qualidade chegarem ao mercado. Muito se fala em prototipação rápida, plataformas de desenvolvimento, cidades inteligentes, fábricas 4.0, casas automatizadas, dispositivos vestíveis e de saúde, porém, alguns destes estão saindo para o mercado e criando mais problemas que soluções. 

Nesta apresentação, falaremos sobre mercado e principalmente sobre os desafios de padronização de comunicação entre dispositivos, problemas de infraestrutura, das iniciativas a fim de criar uma linguagem única para as maquinas e também sobre a segurança as vezes negligenciada no processo de criação e planejamento.

Domingo (02/08/2015)
8:30 - 9:00

CAFÉ DA MANHÃ E ENTREGA DE MATERIAIS

Segundo dia de evento e começamos com um café da manhã e distribuição dos materiais a serem usados durante o dia.

09:00 - 12:30

PRIMEIRA PARTE DO WORKSHOP

12:30 - 13:30

ALMOÇO

*por conta do participante

13:30 - 15:30

SEGUNDA PARTE DO WORKSHOP

15:30 - 16:00

COFFEE-BREAK

16:00 - 18:30

TERCEIRA PARTE DO WORKSHOP

* A grade de palestras pode sofrer alterações

CONTEÚDO

Ferramentas

Entenda quais ferramentas e plataformas o mercado provê e como elas podem lhe ajudar em seu projeto. Sem apreço por marcas nem modas, você verá o que existe de mais moderno para o seu dispositivo.

Protocolos

Quais os protocolos e suas aplicações? Questões como tráfego, volume de dados, segurança, escalabilidade e extensibilidade serão abordadas. Você verá os principais protocolos e como utilizá-los.

Nuvem

Um dispositivo de Internet das Coisas precisa guardar dados e receber informações de controle, para isso abordaremos as principais plataformas e APIs disponíveis no mercado, de forma prática e especializada o bastante.

Conexão

GSM? WIFI? 4G? EDGE? Bluetooth? Outras? Qual meio é melhor para seu dispositivo? Custos, consumo de bateria, estabilidade, garantia de conexão, tudo será discutivo e você conseguirá dissernir entre qual usar no seu projeto.

Análise de Informações

Geração de dados a partir de sensores e dispositivos sem análise ou propósito só geram custo. O que realmente interessa é transformar dados em informações, e com isso ter inteligência competitiva. Isso pode mudar tudo.

Networking

Conheça pessoas que também trabalham e estudam e vivem a Internet das Coisas em um evento com o foco exclusivo neste tema! Além do conteúdo focado, é também ideal para conhecer e rever pessoas da comunidade de Brasília e do Brasil.

UX & Mobile

IoT não é só Hardware, nem somente software, precisamos de mobilidade, aplicações modernas, usabilidade e presença em diversas plataformas.

Dispositivo

Não entregamos um kit, fornecemos todos os insumos para que você, no dia do Workshop, crie seu próprio dispositivo!

Localização

Agora desembarcamos em Brasília, a capital federal será o palco da segunda edição do IoT Weekend.

O IOT Weekend tem o orgulho de ter como palestrantes excelentes profissionais e todos com muita vontade de disseminar o conhecimento para a comunidade, confira os confirmados até agora para a edição de Brasília.

Carlos Gonçalves

Engenheiro de Controle e Automação

Graduado em Eng. Mecatrônica na UnB em 2007. Mestre em Eng. Elétrica na UnB em 2014. Trabalhando desde 2009 na Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação como engenheiro do setor de Bioengenharia do Sarah Lago Norte. Trabalha principalmente desenvolvendo equipamentos que permitam acesso a pessoas com deficiências a computadores, permitindo uma maior inserção social e autonomia. Participação em trabalhos relacionados a jogos e realidade virtual para reabilitação e adaptações para cadeira de rodas motorizadas.

Vitor Meriat

Especialista em Cloud e Integrações

Desenvolvedor, músico e apaixonado por soluções. Programa há 7 anos quando viu pela primeira vez uma linha código na tela do computador. Desde então largou sua formação em história e iniciou seus estudos em computação, compondo sua carreira trabalhando com diversas tecnologias e nos últimos anos embarcando no mundo da cloud computing e mobilidade. MCP, MCSD, MSP e CLOUDF.

Gedeane Kenshima

Engenheira de Controle e Automação

Engenheira de Controle e Automação pelo IFSP Campus São Paulo; Técnica em Automação Industrial pelo IFSP Campus Guarulhos; Atua na criação de dispositivos vestíveis e colabora com a comunidade em eventos, vídeos e artigos técnicos. Montadora na Tudela Ind.Com de máquinas e ferramentas.

Jucinei Santos

Desenvolvedor de Software, MVP

Brasiliense, Desenvolvedor de software desde 2009, Cientista da Computação, Pós-Graduado em Engenharia de Software. Microsoft Most Value Professional, Microsoft Certified Solution Developer(Web e Windows Store). Facebook: www.facebook.com/jucineisantosbsb site: www.jucineisantos.com Twitter: jucinei

Jorge Maia

Cientista da Computação & Empreendedor

Há mais de 20 anos desenvolvendo software, Fundador dos CrazyTechGuys, Microsoft Certified Trainer, Consultor de ALM, Desenvolvimento software e Internet of Things. Entusiasta de Wearable devices, impressão 3D, design thinking e tudo o que ajudar a desenvolver produtos de qualidade e com produtividade.

Diogo Martins

Especialista em Business Intelligence

Especialista em Business Intelligence com participação em dezenas de projetos e congressos em todo o Brasil. Atualmente diretor de tecnologia da SIXLABS/Consili e consultor em projetos de BI no Banco do Brasil pela BSi Tecnologia.

Ênio Prates

Engenheiro de Controle e Automação, Mestre em Sistemas Mecatrônicos

Mestre em Sistemas Mecatrônicos e Engenheiro de Controle e Automação pela pela Universidade de Brasília. Professor do UniCeub desde 2015, nas engenharias Elétricas e da Computação. Possui experiência em desenvolvimento de tecnologia para áreas, como controle de acesso, gestão de ativos (RFID) e monitoramento remoto, através de plataforma web ligada a conceitos de IoT (Internet of Things) e comunicação M2M (Machine to Machine). Desenvolveu trabalhos com robôs móveis, com desafio inteligente e com futebol de Robôs. Desenvolvedor na área de Microeletrônica, com utilização de FPGAs.

Daniel Sandoval

Engenheiro de Software

CTO da Loop Computer Engineering

WORKSHOP

Os participantes desta edição poderão escolher entre um workshop com a plataforma Arduino ou com o Raspberry Pi 2, todos os participantes dos workshops receberão um kit composto pela placa de desenvolvimento segundo a plataforma escolhida e mais componentes e sensores.

Começaremos o dia com um café da manhã, logo depois um "hello world" no mundo dos dispositivos, em seguida, mão na massa e vamos a conexão na nuvem e o controle remoto, muito conteúdo, muita diversão e ao final do dia um device conectado.

Nosso Kit do Workshop será composto somente por placas de fabricantes que consideramos confiáveis, portanto nosso arduino será o Italiano e o Raspberry Pi 2 também original.

Para os Workshops, trabalharemos com o conceito de usar o hardware somente com a finalidade de desenvolver um dispositivo conectado, ou seja, daremos atenção ao hardware mas sem que ele seja o foco de nosso dia. Nossos Trabalhos serão focados em conectar e tirar proveito dos dispositivos, extraindo dados dos sensores e recebendo comandos. E a pergunta de escolher arduino ou Raspberry Pi é respondida com o desejo do participante em criar um dispositivo para medição ou atuação ou um dispositivo com maior poder de processamento e que possa ter aplicações mais complexas, sendo o primeiro mais indicado para o Workshop de arduino e o segundo para o de Raspberry Pi.

Nossos Kits, os quais o participante leva para casa ao final da jornada de aprendizado e experimentação são os seguintes:

Kit Raspberry Pi 2 - Módulo Sensor de Luminosidade, Módulo Buzzer, Módulo Display 7 seguimentos, Módulo Sensor de Temperatura, Módulo de Relé 220V 10A 5V, Módulo Sensor de Presença, Protoboard de 830 pinos, Cabo Micro USB, Caixa Organizadora, Leds Vermelhos, Leds Verdes, Leds Amarelos, Led RGB, Jumpers para conexão da placa de desenvolvimento com os sensores e a protoboard, dezenas de resistores (10K, 1K, 4K7, 330, 470R), Botões para protoboard, uma Fonte externa para o Raspberry Pi 2, um Raspbery Pi 2 e um Cartão de Memória.

Kit Arduino - Módulo de Ethernet, Módulo de acesso a rede sem Fio Serial, Módulo Sensor de Luminosidade, Módulo Buzzer, Módulo Display 7 seguimentos, Módulo Sensor de Temperatura, Módulo de Relé 220V 10A 5V, Módulo Sensor de Presença, Protoboard de 830 pinos, Cabo USB A-B, Caixa Organizadora, Leds Vermelhos, Leds Verdes, Leds Amarelos, Led RGB, Jumpers para conexão da placa de desenvolvimento com os sensores e a protoboard, dezenas de resistores (10K, 1K, 4K7, 330, 470R), Botões para protoboard, uma Fonte externa para o Arduino, um Arduino Uno R3 (Itália).

Não trabalharemos com solda nem montagem de componentes em placas, por isso colocamos em todos os kits os módulos que já vem montados em pequenas placas, com circuitos testados, com isso o aprendizado se foca em conectar a placa de desenvolvimento por meio da protoboard ou jumpers, que são fios com pontas em formato macho ou fêmea, facilitando nossos projetos.

Um dia pensado e validado anteriormente para facilitar o aprendizado do principal que é o desenvolvimento de início a fim de um dispositivo de Internet das Coisas, colocando em prática todo o conteúdo das palestras do dia anterior aplicado aos projetos práticos do Workshop escolhido.

INSCRIÇÕES


Sábado de Palestras

Inscrição para sábado, com acesso a todas as palestras.  

Palestras
Café da manhã e Coffee-Break nos dias do evento
Pasta com bloco de anotações e caneta
Certificado de participação
Parcelamento em até 6x
Workshop Arduino + Palestras

Inscrição para sábado e domingo, com acesso a todas as palestras e Workshop.

Palestras
Workshop
Café da manhã e Coffee-Break nos dias do evento
Camiseta exclusiva, bloco de anotações e caneta
Kit para desenvolvimento do dispositivo
** O participante deverá trazer seu notebook para participar das atividades **
Certificado de participação
Parcelamento em até 6x

Workshop Raspberry Pi 2 + Palestras

Inscrição para sábado e domingo, com acesso a todas as palestras e Workshop.

Palestras
Workshop
Café da manhã e Coffee-Break nos dias do evento
Camiseta exclusiva, bloco de anotações e caneta
Kit para desenvolvimento do dispositivo
** O participante deverá trazer seu notebook para participar das atividades **
Certificado de participação
Parcelamento em até 6x

** Consulte nossa equipe comercial sobre valores para grupos, duplas nos workshops e convênios.

Patrocínio

Apoio

             


      

Realização

 
CrazyTechLabs Jorge Maia CrazyTechGuys

Localização

SENAC 903 Sul

SEPS 703/903 Bloco A - Asa Sul, Brasília-DF, 70390-039

7

trilhões de dólares será o movimento para os próximos 3 anos com IoT é a previsão do IDC

50

billhões de dispositivos conectados é a previsão para o ano de 2020, 8 para cada habitante

37%

dos dispositivos atuais estão na automação de indústriais e processos fabricação

$756

bilhões de dólares é o número da receita com IOT em 2014 segundo a Vision Gain