Fale Conosco: +55 11 2626-7415
Follow Us:

IoT Weekend Online 2017

A versão 2017 do IoT Weekend será totalmente online e gratuita. Serão três dias de conteúdo intenso, mais de 30 palestras com especialistas nacionais e internacionais.

Um evento agnóstico a marcas, trazendo o estado da arte para projetos de IoT e transformação digital. Arquiteturas, plataformas de software e hardware, inteligência artificial, cognição, estratégias e tendências estarão inseridos nos temas apresentados durante o evento.

Não fique de fora desta iniciativa que vem para mudar o cenário brasileiro de IoT, faça a sua inscrição gratuita aqui.

Internet das Coisas?

“Internet das coisas é muito mais que um hardware conectado. Penso em IoT como o motor da transformação digital dos próximos anos em todo o globo.”

Jorge Maia

Diversos são os números sobre IoT, alguns falam em milhões de dispositivos conectados nos próximos anos outros falam de injeção de trilhões de dólares na economia e muitos das transformações de times e empresas. O que realmente interessa é que sem a internet das coisas não conseguiremos aumentar a produtividade dos campos, melhorar ainda mais a qualidade de nossas indústrias, interligar vidas e governos e transformar nossas cidades.
Falamos não de uma moda ou uma tendência ou até mesmo de um hype, IoT é a união de diversas disciplinas da tecnologia e outras áreas em prol de um crescimento da inteligência de dispositivos, processos e aumento de qualidade nas mais diversas áreas.

Horários

Keynote

Sexta 15/12

20:00 Abertura do IoT Weekend - Arquitetura de Negócios para um Mundo conectado & Inteligente - Elemar Júnior

Trilha 1

Sábado 16/12

09:00 TJBots: unindo Criatividade, Open Source, IoT e Watson - Stéfany Mazon

09:30 Escolhendo o Hardware adequado para seu projeto IoT - Waldyr Reis

10:30 Windows IoT + UWP + Raspberry Pi - Felipe Santos

15:00 Novas referências para e-health - Julio Faerman

15:30 From prototype to product - Valter Minute

16:10 Analisando seus dados em Tempo Real e Tomando Decisões - Carlos dos Santos

16:45 Benefícios e impactos do IoT no Varejo - Patricia Carvalho / Julio Garcia

Domingo 17/12

10:00 Automação residencial com Node-RED - Fernando Veiga

11:05 LEDress-Vestindo Internet das Coisas - Gedeane Kenshima

11:30 Linux openWRT no meu IoT? - Pedro Minatel

15:00 IoT a longas distâncias – Conheça a tecnologia LoRa - Vidal Junior

16:05 Por motivos de problemas técnicos, essa palestra não será exibida. Posteriormente ela estará disponível no canal

16:55 A importância do Open Hardware para IoT - Fábio Souza

17:50 Case de IoT - como uma Indústria de refrigeração mudou seu relacionamento com o mercado através de geladeiras conectadas - Marcelo Junqueira

Trilha 2

Sábado 16/12

09:00 IoT do Conceito à Prototipação - Claudenir Andrade

09:50 O Ecossistema de Big Data e IoT no Microsoft Azure - Luan Moreno

10:45 Open sourcing the messaging and IoT - Paolo Patierno

11:45 IoT Aplicado à Redução de Perdas para Cadeia Alimentícia - Antonio Rossini

14:00 Estimativa de contagem de pessoas com SimpleCV, Raspberry Pi e uma VPS Linux - Pedro Bertoleti

14:55 NoSQL Multi - Model e Serveless - Conheça o CosmosDB - Jhonathan Soares

15:40 Dispositivos IoT com FPGAs - Alto poder de processamento para crescentes demandas sensoriais - André Curvello

17:00 Como a Internet das Coisas está impactando grandes empresas ao redor do mundo - Leandro Iwase

Domingo 17/12

10:00 Big Data, Machine Learning e Indústria 4.0: hands on - Rodrigo Dalla Vecchia

11:10 Criando dispositivos e aplicações IoT com OpenDevice - Ricardo Rufino

15:00 Relevância profissional no mundo pós - transformação digital - Rodrigo Giaffredo

15:30 Hardware Industrial x Hardware para projeto - Julio Garcia

16:00 Secure and Smart IoT - Ahmed Banafa

16:50 Explorando Microserviços com o Microsoft Azure Service Fabric - Evilázaro Alves

O IoT Weekend tem o orgulho de ter como palestrantes excelentes profisisonais e todos com muita vontade de disseminar o conhecimento para a comunidade

Palestrantes Confirmados

Elemar Júnior
Jorge Maia
André Curvello
Evilázaro Alves
Pedro Minatel
Valter Minute
Julio Garcia
Pedro Bertoleti
Rodrigo Giaffredo
Stéfany Mazon
Patricia Carvalho
Antonio Rossini
Fernando Veiga
Luan Moreno
Felipe Silva
Julio Faerman
Leandro Iwase
Gedeane Kenshima
Claudenir Andrade
Alliston Carlos
Carlos dos Santos
Paolo Patierno
Renata Coelho
Ricardo Rufino
Waldyr Reis
Fabio Souza
Ahmed Banafa
Rodrigo Dalla Vecchia
Jhonathan Soares
Vidal Junior
Marcelo Junqueira

AGENDA DO EVENTO

* ainda faltam palestras a serem publicadas

Automação residencial com Node-RED

Fernando Veiga 

Vamos aprender como se criar uma integração entre Node-RED, Arduino e Telegran sem a presença de um serviço de Cloud direto. Vamos aprender a fezer um chatbot no telegram que integre diretamente com com nosso sistema de automação.

Big Data, Machine Learning e Indústria 4.0: hands on

Rodrigo Dalla Vecchia  

Os dias de hoje são marcados pelo grande volume de dados disponíveis em rede. Entretanto, principalmente por meio da Internet das Coisas, esse volume tende a aumentar drasticamente. Esse aumento de dados e de conexões, aliados a técnicas de Machine Learning e Big Data, proporcionam um momento ímpar de transformação na sociedade, impactando em todos os principais setores, tais como Governo, Indústria, Educação, Transporte, Seguros, Saúde, Energia, Agricultura, Entretenimento e Bancos. Por meio dessas técnicas, está sendo possível melhorar a experiência das pessoas em suas atividades diárias, otimizar processos, entender comportamentos e cruzar informações visando resolver as mais variadas problemáticas. Essa palestra visa apresentar alguns cases envolvendo Big Data e Machine Learning. O objetivo principal é mostrar alguns resultados obtidos, buscando com isso apresentar potencialidades reais de uso desses recursos.

Escolhendo o Hardware adequado para seu projeto IoT

Waldyr Reis 

De forma simples e pratica , vamos abordar os procedimentos inicias de como elaborar, escolher e projetar o hardware para um sistema básico IoT. Com informações praticas para poder iniciar de maneira estruturada e simples no fantástico mundo da Internet das Coisas

LEDress - Vestindo Internet das Coisas

Gedeane Kenshima 

Você pode conectar coisas completamente inusitadas à internet. Que tal ter um vestido que você consegue mudar a cor através de rede sem fio? Nesta apresentação será abordado o LEDress, que através da plataforma ESP-Wear, desenvolvida pelo IoTMakers, é possível integrar costura com Internet das Coisas. Será mostrada desde a concepção, construção e demonstração do projeto.

Linux openWRT no meu IoT?

Pedro Minatel  

O uso de Linux embarcado tem se tornado cada vez mais comum, principalmente com a popularização e a redução dos custos dos processadores. Nesta palestra, irei abordar o uso de Linux, mais precisamente o openWRT, nas aplicações de IoT, e como isso poderá ajudar no ciclo de desenvolvimento de um sistema IoT. Mostraremos quais são as vantagens e as desvantagens de usar openWRT no dispositivo, uma abordagem prática para preparar um roteador para chamar de seu e porque o openWRT é a grande aposta para ser a distribuição perfeita para IoT!

From prototype to product

Valter Minute  

What are the issues that may prevent your great prototype from becoming a finished product? Prototypes that don’t work in the real world are the IoT equivalent of “it works on my PC” software back in the day. How can you deal with production, find the right hardware solution, think in advance about potential issues, to build something that works out in the field and not just on your desk? Are you ready to deal with the physical world out there? Why so many projects that looked great on kickstarter failed to deliver something that my grandmother could buy and use? Is moving from one piece to one million pieces just a matter of "copy and paste"? What are the challenges faced by devices running on the production floor? Or from those being deployed to thousands or millions of people in the consumer market? The speaker has been involved in many successfully delivered projects and in some failures, and learning from other people’s mistakes is the best way to avoid repeating them.

IoT do Conceito à Prototipação

Claudenir Andrade  

Esta palestra irá ajudá-lo a entender o cenário de IoT (internet das coisas). O Conceito objetiva entender de forma correta, didática e prática, o que é IoT. A Estratégia demonstrara o que não pode ficar de fora de um projeto de IoT. A Prototipação demonstrará uma “placa eletrônica” de internet das coisas funcionando. Nesta palestra você irá verificar cenários de uso de IoT, mostrando casos de sucesso na prática do uso do IoT. Com os casos de uso, com os vídeos de casos de sucesso, O Conceito, Estratégia e prototipação, você sairá desta palestra preparado para começar o planejamento de seu primeiro projeto de IoT.

A importância do Open Hardware para IoT

Fábio Souza  

Nessa palestra serão exibidos hardwares abertos que estão impulsionando o desenvolvimento de “coisas” para IoT. Serão apresentados placas, circuitos, ferramentas, além de projetos interessantes para que você possa se inspirar e aplicar no seu projeto de IoT. Também vamos conversar sobre o compartilhamento e colaboração em projetos open hardware.

Criando dispositivos e aplicações IoT com OpenDevice

Ricardo Rufino  

A Internet das Cosias (IoT) abre novos cenários de mercado e projetos com um grande potencial econômico. Porém a complexidade de desenvolvimento de aplicações é elevada. Pensando nisso desenvolvemos um framework que auxilia o desenvolvimento de aplicações IoT em todos os nívels, como: Firmware, Desktop, Mobile, Web.

Automação residencial com dispositivos iOS e RaspberryPi

Alliston Aleixo  

Desde o iOS 8 a Apple vem facilitando aos usuários comuns que consigam automatizar seus dispositivos inteligentes de maneira simples. Embora estes dispositivos homologados para o Apple HomeKit sejam praticamente inacessíveis em nosso país (por questões de custo e disponibilidade), esta palestra vai mostrar como é fácil integrar dispositivos comuns, como RaspberryPi e módulos relê, ao seu dispositivo móvel Apple, permitindo que aparelhos "burros" se tornem inteligentes.

Open sourcing the messaging and IoT

Paolo Patierno  

Out there there are a lot of "closed" source products for developing messaging and IoT based solutions. What if you want to have more control on your platform ? EnMasse is the answer ! It's a totally "open" source messaging-as-a-service platform which can be deployed on-premise, in the cloud or even in an hybrid scenario. At same time it's highly scalable, based on standard protocols like AMQP 1.0 and MQTT and provides different patterns for messages exchange. Its nature makes EnMasse a great solution for IoT deployments in order to handle millions of connected devices for ingesting telemetry data and controlling them.

IoT a longas distâncias – Conheça a tecnologia LoRa

Vidal Junior  

Veremos os detalhes técnicos, operacionais e comercias da tecnologia LoRa via protocolo LoraWan e via rádio LoRa Puro. Como funciona, implementacao, custos, vantagens e exemplos reais de dispositivos enviando dados via plataforma de nuvem.

NoSQL Multi-Model e Serveless - Conheça o CosmosDB

Jhonathan Soares  

CosmosDB é o novo banco de dados totalmente contruído para cloud da Microsof. Criado do zero com distribuição global e escala horizontal, ele permite que você use modelagem de chave-valor, de grafos e documentos em um único serviço, com geodistribuição, escalas de consistências, auto gerenciamento de índices e muito mais.

Estimativa de contagem de pessoas com SimpleCV, Raspberry Pi e uma VPS Linux

Pedro Bertoleti  

Esta palestra aborda um sistema de visão computacional capaz de contar pessoas em uma imagem em tempo real e, em conjunto com a nuvem, contabilizar e produzir estatísticas das contagens. O sistema utiliza uma Webcam comum e uma Raspberry PI 3 (com SimpleCV) para detectar faces em um streaming de vídeo, de modo a contabilizar o número de pessoas em um ambiente / aglomeração. Quanto a integração com nuvem, o sistema irá se comunicar a uma VPS (Virtual Private Server) para enviar o número médio de pessoas contabilizadas por período do dia e registrar tais dados em um banco de dados. Além disso, é utilizada como interface de usuário um bot Telegram, executando na própria VPS, para obtenção das estatísticas de contagem de pessoas.

Azure IoT Hub e Edge - Inteligência, Controle e Gestão de dispositivos na ponta e na nuvem.

Jorge Maia  

Esta palestra irá ajudá-lo a entender o cenário de IoT (internet das coisas). O Conceito objetiva entender de forma correta, didática e prática, o que é IoT. A Estratégia demonstrara o que não pode ficar de fora de um projeto de IoT. A Prototipação demonstrará uma “placa eletrônica” de internet das coisas funcionando. Nesta palestra você irá verificar cenários de uso de IoT, mostrando casos de sucesso na prática do uso do IoT. Com os casos de uso, com os vídeos de casos de sucesso, O Conceito, Estratégia e prototipação, você sairá desta palestra preparado para começar o planejamento de seu primeiro projeto de IoT.

Analisando seus dados em Tempo Real e Tomando Decisões

Carlos dos Santos  

Enviando dados dos dispositivos de maneira simples para uma estrutura em nuvem onde podemos criar dashboards e gerar alertas automáticos de acordo com os dados recebidos.

Dispositivos IoT com FPGAs - Alto poder de processamento para crescentes demandas sensoriais

André Curvello  

No mundo da Internet das Coisas as demandas são desafiadoras: baixo consumo de bateria, capacidade de transmissão de dados e poderio computacional compatível com os recursos necessários para captar, processar e trocar dados com a nuvem. Na atual tendência, procura-se concentrar recursos na fronteira do IoT, no dispositivo.E um forte aliado é o FPGA, chip com característica reconfigurável, flexível e ao mesmo tempo poderoso para atender as demandas do IoT para processamento de sinais na frente de batalha. Veja nessa palestra algumas plataformas de FPGA que se adequam para aplicações de IoT, e como utilizá-las.

Benefícios e impactos do IoT no Varejo

Patricia Carvalho / Julio Garcia  

A palestra abrange os seguintes pontos: A importância da internet das coisas no varejo, o brasil está pronto para internet das coisas no varejo?, aplicações para ganhar competitividade no varejo e como se preparar para o IoT.

Hardware Industrial x Hardware para projeto

Julio Garcia  

A palestra abrange os seguintes pontos: A importância de um projeto estruturado, como escolher o hardware para o projeto e o custo x benefício da escolha correta.

Secure and Smart IoT

Ahmed Banafa  

Case de IoT - como uma Indústria de refrigeração mudou seu relacionamento com o mercado através de geladeiras conectadas

Marcelo Junqueira  

IoT Aplicado à Redução de Perdas para Cadeia Alimentícia

Antonio Rossini  

Atualmente, segundo o estudo "Soluções para reduzir o desperdício de alimentos na América Latina" elaborado pela Sealed Air Food Care, Nielsen, ANTAD e FEA-USP, o desperdício de alimentos no mundo totaliza 1,6 bilhão de toneladas. Segundo o estudo "Food Losses and Waste in the context of sustainable food systems" elaborado pela HLPE Report, Food Security and Nutrition, de Junho de 2014, a principal variável responsável pelo desperdício de alimentos no mundo é o Controle de Temperatura, pois a cada dez graus Celsius que se aumenta a temperatura de conservação do alimento, o tempo de vida deste alimento se reduz em 3 vezes. Estes números ilustram a importância social, econômica e ambiental de se atacar o problema do desperdício de alimentos. O uso de tecnologia de ponta aplicada à eficiência operacional e gestão é o caminho para se conseguir isso. A Solução de IoT da NEXXTO tem ajudado seus clientes a reduzirem de forma expressiva os desperdícios na cadeia alimentícia.

Windows IoT + UWP + Raspberry Pi

Felipe Santos  

Criação de uma aplicação usando a Plataforma Universal do Windows (UWP) rodando um um Raspberry Pi com Windows IoT Core

Relevância profissional no mundo pós-transformação digital

Rodrigo Giaffredo  

Inteligência relacional: a habilidade de mobilizar pessoas e recursos em prol de objetivos em comum, potencializando a criatividade, a inovação e a velocidade entregas. Na era do trabalho colaborativo e dos negócios digitais – em que startups se propõem a criar soluções escaláveis para resolver problemas de alcance global, como erradicar a fome; promover o acesso à água a toda a população mundial ou frear as mudanças climáticas com o uso maciço de energias limpas – faz todo o sentido falar em inteligência relacional.

Como a Internet das Coisas está impactando grandes empresas ao redor do mundo

Leandro Iwase  

O Ecossistema de Big Data e IoT no Microsoft Azure

Luan Moreno  

Começamos um novo momento aonde não falamos mais “se” a computação na nuvem é uma realidade, mas sim “quando” sua empresa estará nela, sendo assim novos paradigmas e novas formas de se trabalhar passam a ser essenciais para lidar com grandes massas de dados, nessa sessão você irá entender quais as linguagens mais utilizadas e conceitos para que você possa transformar sua empresa e entregar análises de dados mais rapidamente além de entender quais as tecnologias que esse novo mundo tem a oferecer.

TJBots: unindo Criatividade, Open Source, IoT e Watson

Stéfany Mazon  

Nesta Palestra, Stéfany irá mostrar as funcionalidades dos TJBots, um projeto open source de robôs que exploram a criatividade e que conseguem unir IoT e Watson, a Inteligência Artificial da IBM.

Explorando Microserviços com o Microsoft Azure Service Fabric

Evilázaro Alves  

Apoio / Patrocínio

Produção / Organização

 
CrazyTechLabs Jorge Maia CrazyTechGuys

7

trilhões de dólares será o movimento para os próximos 3 anos com IoT é a previsão do IDC

50

billhões de dispositivos conectados é a previsão para o ano de 2020, 8 para cada habitante

37%

dos dispositivos atuais estão na automação de indústriais e processos fabricação

$756

bilhões de dólares é o número da receita com IOT em 2014 segundo a Vision Gain