Fale Conosco: +55 61 99119-6042
Follow Us:

IoT Weekend Recife 2016

Estamos de volta ao Recife, cidade que sediou nossa primeira edição em 2015. Agora estamos na 4a edição e com muitas novidades. Nesta edição começamos com o novo formato de 3 dias de evento, sendo o primeiro inteiramente dedicado as empresas e profissionais que querem saber como entrar no mercado da Internet das Coisas, ou seja, um dia voltado para uma linguagem de negócios com IoT, análise de mercado, possibilidades e facilitadores. No segundo dia, nosso consagrado, dia de palestras técnicas com profisisonais da área, atuantes e especialistas e no terceiro dia, nossos workshops, tempo de colocar a mão na massa e aplicar os conceitos falados nos dias anteriores.

Marque na agenda os dias 4, 6 e 7 de Agosto. #IoTWeekend

Veja algumas fotos da 1a edição que aconteceu em Maio de 2015!

Internet das Coisas?

Segundo Peter Drucker, “A melhor maneira de prever o futuro, é criá-lo.”, venha se atualizar sobre a tecnologia que será responsável por um faturamento de mais de 7 trilhões de dólares em 2020.

Um final de semana dedicado a Internet das Coisas, do inglês Internet of Things, ou simplesmente IoT, palestras com especialistas, workshop prático e muito conhecimento. Um dispositivo dissecado e apresentado em sua plenitude, desde hardware, passando por plataformas, linguagens de programação, serviços de nuvem e de análise de dados. Conectividade e segurança de dispositivos discutida em praticamente todas as sessões, em uma linguagem acessível a desenvolvedores de softwares, investidores e engenheiros, dois dias de muita informação.

I OT é um mercado em franca expansão e com excelentes oportunidades tanto para novos empreendedores de tecnologia quanto para empresas que já estejam em atividade no setor. Automação de processos, produtividade, telemetria, controle de residências, prédios e cidades, dispositivos pessoais, rastreadores, dentre outros. O universo de dispositivos está em franca ascenção, previsões falam em termos mais de 60 Billhões de dispositivos em 2020, em menos de cinco anos teremos mais de 8 dispositivos conectados em relação a um ser humano. Participe do começo desta evolução.

Conteúdo

Ferramentas

Entenda quais ferramentas e plataformas o mercado provê e como elas podem lhe ajudar em seu projeto. Sem apreço por marcas nem modas, você verá o que existe de mais moderno para o seu dispositivo.

Protocolos

Quais os protocolos e suas aplicações? Questões como tráfego, volume de dados, segurança, escalabilidade e extensibilidade serão abordadas. Você verá os principais protocolos e como utilizá-los.

Análise de Informações

Geração de dados a partir de sensores e dispositivos sem análise ou propósito só geram custo. O que realmente interessa é transformar dados em informações, e com isso ter inteligência competitiva. Isso pode mudar tudo.

Nuvem

Um dispositivo de Internet das Coisas precisa guardar dados e receber informações de controle, para isso abordaremos as principais plataformas e APIs disponíveis no mercado, de forma prática e especializada o bastante.

Conexão

GSM? WIFI? 4G? EDGE? Bluetooth? Outras? Qual meio é melhor para seu dispositivo? Custos, consumo de bateria, estabilidade, garantia de conexão, tudo será discutivo e você conseguirá dissernir entre qual usar no seu projeto.

Networking

Conheça pessoas que também trabalham e estudam e vivem a Internet das Coisas em um evento com o foco exclusivo neste tema! Ideal para conhecer e rever pessoas da comunidade de Recife e do Nordeste. Ao vivo e sem cortes.

UX & Mobile

IoT não é só Hardware, nem somente software, precisamos de mobilidade, aplicações modernas, usabilidade e presença em diversas plataformas.

Dispositivo

Não entregamos um kit, fornecemos todos os insumos para que você, no dia do Workshop, crie seu próprio dispositivo!

Localização

Falando de Recife, palco de tantas belezas naturais escolhemos a orla de Boa Viagem como plano de fundo de nosso evento.

Programação

4 Ago
Negócios com IoT
  • 13:00 - 18:30


Um dia dedicado a Internet das Coisas na ótica dos negócios. Especialistas trazendo suas visões sobre o mercado, fabricação, comercialização e principalmente oportunidades e como gerar receita com esse novo mercado.



O que é IoT e Qual o Forecast Estimado?

Jorge Maia
14:00 - 14:40

O que é Internet das Coisas e por que este termo se tornou o mais falado entre os CIOs em 2015 e 2016? Esta sessão é focada em responder esta questão. Gartner, CISCO, IDC e vários outros tem números diferentes, mas concordam que IoT é uma nova área a ser colocada no radar de todos os CEOs de empresas de tecnologia ou não.


Criando a nova geração de Apps e Serviços com Cloud Computing

Evilázaro Alves
14:50 - 16:00


Plataformas de Hardware e Software - Facilitador ou Complicador? Como Aderir sem perder o controle de seu produto?

Vitor Meriat
16:15 - 17:00

A primeira ideia de alguns empreendedores é usar algo pronto para ganhar tempo e entrar antes no mercado, um consenso sobre este tema não existe, mas nesta sessão será apresentada uma gama de prós e contras sobre plataformas, tanto de hardware e software. Custo de criar versus Custo por uso, seria esta a única forma de definir um norte sobre o assunto?


Um Benchmark do Mercado - Produtos e seus números por trás do Marketing

Jorge Maia
17:10 - 18:00

Temos uma visão de que a Internet das Coisas é lucrativa e que precisamos entrar neste mercado e garantir a nossa parcela. Para facilitar o entendimento, vamos ver como empresas pequenas e grandes criaram seus dispositivos. Serão apresentados cases reais e como eles estão no mercado, desde startups de tendência que estavam na CES em Las Vegas no início do ano até gigantes consolidadas no Mercado.


Em IoT, Segurança é mais que um Desafio ou um Problema! Segurança e Privacidade Abrem um Novo Mercado

Jorge Maia
18:10 - 18:30


Coquetel de abertura do IoT Wekeend

Participação dos palestrantes do evento
18:30 - 21:30
6 Ago
Palestras Técnicas
  • 08:00 - 18:00


Um dia inteiro dedicado a como produzir dispositivos e aplicações de Internet das Coisas, plataformas de hardware, nuvem, inteligência e segurança. Com especialistas para profissionais, em uma linguagem acessível para profissionais, estudantes e entusiastas.

Credenciamento e Café da Manhã

8:00 - 9:00

Venha tomar café da manhã conosco e iniciar o dia de apresentações técnicas com a vista da cobertura do Hotel Marante na orla de Boa Viagem.


Keynote de Abertura

9:00 - 9:50


Implantando Inteligência em um Edifício no Coração do Recife Antigo - O que foi necessário para levantar este projeto do zero.

Janael Martins
10:00 - 10:50

Um caso real de uso de Internet das Coisas para prover melhorias no dia a dia dos usuários é o que será apresentado nesta sessão. De salas com controle de uso até sensores metrológicos e painéis de informação, o ITBC está se modernizando com dispositivos e muita informação.


Plataformas de Hardware para seu projeto, quais seus diferenciais? Uma visão de quem usa no dia a dia.

André Curvello
11:00 - 12:30

Qual a melhor plataforma de Hardware para seu projeto? Arduino? Raspberry pi? Intel? MediaTek? Toradex? Estes são somente alguns nomes conhecidos, frente a inimaginável gama de plataformas existentes no mercado. Cada uma com particularidades, custos, vantagens e desvantagens. Como escolher a correta? Nesta palestra o prof. André Curvello, que tem como hobby e profissão lidar com inúmeros modelos de placas de desenvolvimento para Internet das Coisas vai explicar a melhor forma de escolha para que você realmente aplique seu tempo e dinheiro no que interessa para seu projeto, o menor tempo com o melhor resultado e custo.


Como a Inteligência Artificial vai mudar a Internet das Coisas.

Vitor Meriat
14:00 - 14:50

Nesta sessão, você verá como a Inteligência Artificial vai mudar a Internet das Coisas. Como os players atuais do mercado moldaram suas ferramentas e principalmente como isto pode lhe auxiliar no desenvolvimento de dispositivos cada vez mais inteligentes ou por que não dizer, cognitivos ou que aprendem.


Industria 4.0 e a Internet das Coisas como protagonista dessa nova Revolução.

Lucas Couto
15:00 - 15:50

Uma nova revolução está em andamento nas Indústrias do mundo, principalmente na Alemanha, onde o conceito de Indústria 4.0 surgiu e é mais difundido. Nesta sessão, veja como a Internet das Coisas é protagonista na mudança das indústrias e porque cada vez mais temos algoritmos inteligentes gerindo ações de hardware. De gestão de energia a ajustes em tempo de produção, a necessidade de inovação chama cada vez mais a nuvem e os novos dispositivos para a linha de produção.


Coffee-Break

15:50 - 16:20

Cloud Computing - Porque levar seu backend para a nuvem.

Evilázaro Alves
16:20 - 17:10

Um dispositivo de Internet das Coisas necessariamente tem que enviar e receber comandos e mensagens e muitas das vezes milhares de vezes em um determinado período de tempo curto. Uma coleira de cachorro inteligente por exemplo pode definir uma cerca virtual, conhecer seus hábitos e muitas vezes tornar a vida do animal mais divertida e melhor. Este é um dos exemplos onde temos a geração de centenas de dados por dia e que se utilizados e tratados de forma adequada podem gerar uma informação de extrema valia e qualidade. Em um dispositivo como este também precisamos enviar comandos visando modificar o comportamento do dispositivo e também interagir com o animal. Tudo isso é orquestrado pelos serviços na nuvem, de forma escalável e segura. Nesta sessão, entenda os conceitos de nuvem, seu funcionamento e as ferramentas disponíveis no mercado, o que podemos usar para dispositivos de Internet das Coisas com exemplos práticos serão apresentados utilizando Microsoft Azure.


IoT e mapas interativos: Georreferenciamento em tempo real com OpenMaps.

Helmult Kemper
17:20 - 18:10

Quando falamos de IoT e da onipresença dos dispositivos conectados, o georreferenciamento é quase sempre considerado obrigatório. E é crítico no rastreamento de pessoas e ativos, ou na união de informações em projetos de cidades inteligentes. Nessa palestra vamos apresentar a experiência do desenvolvimento de um mapa interativo a partir do zero, para monitoramento de ocorrências em tempo real. Mostraremos como foi criada a interação do mapa com dispositivos móveis, via satélite e rede celular. Serão abordados os problemas de tráfego de dados entre dispositivos e servidores, bem como armazenamento e performance de I/O para registro de informações. Outro tema é o uso de uma solução aberta de mapas ao invés de serviços já prontos e seus prós e contras, além da infraestrutura adotada no projeto.


Encerramento

18:10 - 18:20
7 Ago
Workshops
  • 08:00-18:00


Dia de colocar em prática e sujar as mãos com hardware, software e nuvem. Muita conectividade e protocolos são os protagonistas desse dia. Ideal para você que é profissional ou entusiasta.

Workshop Hardware - Um disposivo do Zero


Protocolo e Ferramentas

Neste momento serão demonstradas e ensinadas todas as ferramentas e o protocolo MQTT para uso durante o Workshop, tudo de forma prática e com o necessário para que você consiga usar durante o evento e depois para suas práticas e protótipos.

Bare Metal vs Embarcado

Qual a melhor opção para seu dispositivo? Programar um microprocessador ou embarcar um sistema operacional? Neste momento estas opções serão apresentadas e discutidas com desenvolvedores de software e hardware com experiência para que você tenha um conhecimento abrangente sobre o tema ao final.

Comunicação com MQTT a partir do zero, levantando seu próprio broker

Consumir um serviço de MQTT é bem tranquilo, mas neste momento teremos algo além, vamos falar de escalar, tipos de QOS, funcionamento e segurança. Ao final, teremos um broker pronto para uso durante os próximos passos.

Introdução ao Hardware

Neste momento serão apresentados os componentes do KIT fornecido e todas as ligações serão demonstradas e executadas em conjunto com a turma. Com monitores nesta atividade, garantimos que todos tenham o mesmo nível de aprendizado. Todos os componentes serão dissecados garantindo que você possa executar novos experimentos com os sensores fornecidos em casa ou no seu trabalho.

Comunicando-se com o Dispositivo

Usando o conhecimento dos últimos tópicos, veremos o funcionamento via servidor de mensagens e como ele opera via internet, com isso você conseguirá usar a maioria dos serviços de IoT disponíveis no mercado.

Obtendo dados

Obter os dados e apresentar em gráficos ou enviar mensagens para o dispositivo via uma página HTML é o conteúdo desta seção.

Streaming de dados e salvamento em nuvem usando serviços

IoT e grande geração de dados são praticamente sinônimos no produto final de ambos, precisamos de mecanismos que processem, recebam e repassem os dados independente do volume de forma escalável e confiável. É sobre isso que falaremos nesta sessão.

Integração Hardware e nuvem

Neste momento usaremos o KIT para geração de dados e posterior consumo, de acordo com o conteúdo abordado previamente.

Desafios de Segurança e Privacidade

Uma discussão sobre os desafios durante a comunicação com o servidor de mensageria e também no caminho entre os dados e os consumidores desta informação.

**Pré-requisitos para participar: Ter conhecimento de programação e linguagem C, conceitos de rede, sistema operacional.

** O Conteúdo poderá sofer alteração, sem aviso prévio. **

O IOT Weekend tem o orgulho de ter como palestrantes excelentes profisisonais e todos com muita vontade de disseminar o conhecimento para a comunidade

Vitor Meriat
Jorge Maia
André Curvello
Evilázaro Alves

Janael Martins

Janael Martins
Jucinei Santos

Lucas Couto

Lucas Couto

Helmut Kemper

Helmut Kemper

WORKSHOP

Todos os participantes do workshop de Hardware receberão um kit de Hardware composto por:

  • 1 - Módulo Node MCU
  • 1 - Módulo Sensor de Temperatura
  • 1 - Módulo Umidade de Solo
  • 1 - Módulo Sensor de Luminosidade
  • 1 - Módulo Semáfaro
  • 1 - Cabo Micro USB
  • 15 - Jumpers

Começaremos o dia com um café da manhã, logo depois um "hello world" no mundo dos dispositivos, em seguida, mão na massa e vamos a conexão na nuvem e o controle remoto, muito conteúdo, muita diversão e ao final do dia um device conectado e com dados podendo ser analisados em gráficos.

Para os Workshops, trabalharemos com o conceito de usar o hardware somente com a finalidade de desenvolver um dispositivo conectado, ou seja, daremos atenção ao hardware mas sem que ele seja o foco de nosso dia. Nossos Trabalhos serão focados em conectar e tirar proveito dos dispositivos, extraindo dados dos sensores e recebendo comandos.

Não trabalharemos com solda nem montagem de componentes em placas, por isso colocamos em todos os kits os módulos que já vem montados em pequenas placas, com circuitos testados, com isso o aprendizado se foca em conectar a placa de desenvolvimento por meio da protoboard ou jumpers, que são fios com pontas em formato macho ou fêmea, facilitando nossos projetos.

Um dia pensado e validado anteriormente para facilitar o aprendizado do principal que é o desenvolvimento de início a fim de um dispositivo de Internet das Coisas, colocando em prática todo o conteúdo das palestras do dia anterior aplicado aos projetos práticos no Workshop.

É vedada a participação sem computador ou notebook, com uma porta usb disponível e sistemas operacionais MAC OSX, Linux ou Windows. (Será necessário a instalação de drivers para a utilização da placa)

Apoio / Patrocínio

Realização

 
CrazyTechLabs Jorge Maia CrazyTechGuys

Localização

Auditório Softex

Rua da Guia, 142
Recife - PE

7

trilhões de dólares será o movimento para os próximos 3 anos com IoT é a previsão do IDC

50

billhões de dispositivos conectados é a previsão para o ano de 2020, 8 para cada habitante

37%

dos dispositivos atuais estão na automação de indústriais e processos fabricação

$756

bilhões de dólares é o número da receita com IOT em 2014 segundo a Vision Gain