Fale Conosco: +55 61 99119-6042
Follow Us:

IoT Weekend Recife 2015

Um evento dedicado a Internet das Coisas, dois dias de atualização e aprendizado, em um formato diferenciado. Primeiro dia de palestras e no segundo um Workshop com muita prática. O IOT Weekend traz para Recife em 2015 um evento com palestrantes de alto nível e reconhecidos pelo mercado.

Marque em sua agenda os dias 30 e 31 de Maio de 2015.

Veja algumas Fotos do Evento!

Internet das Coisas?

Segundo Peter Drucker, “A melhor maneira de prever o futuro, é criá-lo.”, venha se atualizar sobre a tecnologia que será responsável por um faturamento de mais de 7 trilhões de dólares em 2020.

Um final de semana dedicado a Internet das Coisas, do inglês Internet of Things, ou simplesmente IoT, palestras com especialistas, workshop prático e muito conhecimento. Um dispositivo dissecado e apresentado em sua plenitude, desde hardware, passando por plataformas, linguagens de programação, serviços de nuvem e de análise de dados. Conectividade e segurança de dispositivos discutida em praticamente todas as sessões, em uma linguagem acessível a desenvolvedores de softwares, investidores e engenheiros, dois dias de muita informação.

I OT é um mercado em franca expansão e com excelentes oportunidades tanto para novos empreendedores de tecnologia quanto para empresas que já estejam em atividade no setor. Automação de processos, produtividade, telemetria, controle de residências, prédios e cidades, dispositivos pessoais, rastreadores, dentre outros. O universo de dispositivos está em franca ascenção, previsões falam em termos mais de 60 Billhões de dispositivos em 2020, em menos de cinco anos teremos mais de 8 dispositivos conectados em relação a um ser humano. Participe do começo desta evolução.

PROGRAMAÇÃO

Sexta (29/05/2015)
20:30h

JANTAR COM OS PALESTRANTES

Em um Jantar conheça e tenha um contato mais próximo com os palestrantes na noite anterior ao início do evento! Uma verdadeira reunião social com o intuito de levantar a discussão sobre tecnologia, internet, dispositivos e muito mais. *A entrada do jantar não está incluída nos ingressos para o evento, consulte nosso pessoal sobre a entrada e fique atento as cortesias que serão sorteadas pelas redes sociais.

Sábado (30/05/2015)
8:00 - 9:00

CAFÉ DA MANHÃ E CREDENCIAMENTO

Estaremos esperando você com um café da manhã e credenciamento à partir das 8h. O café da manhã será servido até as 9h e o credenciamento continua durante todo o dia.

09:00 - 09:30

INTERNET DAS COISAS - COMO ELA PODE MUDAR ORGANIZAÇÕES, CIDADES E A VIDA COTIDIANA

Jorge Maia

Uma visão geral sobre dispositivos, mercado, produtos e principalmente sobre um novo mundo para desenvolvedores de software, engenheiros de hardware, analistas de dados e entusiastas.

Um novo ramo dentro do mercado de tecnologia, que une vários seguimentos e abre as portas de fábricas, carros e residências para dispositivos que conectados e inteligentes conseguem transformar o cotidiano em algo realmente novo. Bilhões de dispositivos, trilhões de dólares em recursos previstos e um universo de dados que alimenta streams de dados e gera muito valor aos negócios e organizações, este é o cenário que discutiremos nesta apresentação.

Nesta sessão serão respondidas algumas das perguntas mais comuns quando se fala em Internet das Coisas, tais como: Em que consiste um dispositivo de internet das coisas? O que é preciso para seu desenvolvimento? Por que nuvem e análise de dados são as vezes mais importantes que o próprio hardware?

09:40 - 10:30

PLATAFORMAS E HARDWARE, O QUE EXISTE NO MERCADO

Ênio Prates

Uma visão sobre as plataformas, diferenciais e tecnologias a serem escolhidas, indiferente do estágio do seu projeto, seja ele produção ou prototipação, a escolha da plataforma de desenvolvimento correta pode economizar muito tempo e dinheiro.

Nesta sessão você saberá quais plataformas existem e como você deve escolher a melhor para seu projeto. Arduino, ARM, Intel, Raspberry pi, dentre outras farão parte da conversa.

10:40 - 11:00

CASE: TELEMETRIA EM TEMPO REAL COM ARDUINO

Helmut Kemper

Como o Arduino pode ser usado para monitorar um veículo em tempo real e permitir a uma central ter informações como localização, consumo de combustível por rota, hora do dia e motorista assim como a possibilidade de enviar assistência quase imediata em caso de acidente. Tudo feito com tecnologias acessíveis e baratas.

11:10 - 11:40

RASPBERRY PI E A NOVA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Janael Martins

O Raspberry Pi, que nasceu com o único intuito de ser uma forma mais acessível e divertida de ensinar conceitos básicos de programação e robótica para crianças, já conta com milhões de unidades vendidas e é implementado nos mais variados projetos tecnológicos ao redor do mundo. A RPi se tornou o primeiro SBC ( Single Board Computer) de um leque que surgiram desde então.

11:50 - 12:30

TENHO UM DISPOSITIVO! O QUE MAIS EU PRECISO PARA ME COMUNICAR? INFRAESTRUTURA DE TELECOMUNICAÇÕES E PROTOCOLOS

Ênio Prates e Eduardo Giannetti

A comunicação é o que torna um hardware, as vezes um embarcado, em um dispositivo de IoT. Nesta sessão os palestrantes farão uma explanação sobre infraestutura de telecomunicação e protocolos. Desde a parte física até a parte lógica da comunicação serão explanadas. Uso de redes privadas, públicas, protocolos, mensagens serão o conteúdo desta sessão. Uma visão geral sobre o que temos e aonde conseguimos chegar.

12:30 - 14:00

ALMOÇO

*por conta do participante

14:00 - 14:30

CASE: T-SHIRT IRON MAN E HEARTBAND

Gedeane Kenshima

Um caso de uso real, com uso de tecnologia em circuitos vestíveis, os chamados wearables, nesta sessão, será demonstrado o uso de um Arduino Lilypad como cérebro de dispositivos e como eles foram feitos.

14:40 - 16:00

NUVEM? ANÁLISE DE DADOS E OUTROS BICHOS

Vitor Meriat e José Roberto

Sabemos que um dispositivo tem como objetivo estar conectado, gerando informações ou recebendo informações e que a escalabilidade é um tópico discutido desde as fases mais remotas de um projeto de IOT, a nuvem vem como não um aliado, mas um ponto necessário. Microsoft Azure, Amazon, Google Cloud, todas partem do princípio de escalar e ser elástico e além de termos diversos serviços que visam facilitar o desenvolvimento e manutenção.

Além de uma visão sobre computação em nuvem, nesta seção você conhecerá um pouco mais sobre os serviços com foco em IOT do Microsoft AZURE. Os dados gerados por dispositivos vem em formatos diferentes e como podemos gerar uma análise desta informação e como isso pode ser um diferencial nas soluções, também é tema desta seção.

16:00 - 16:30

COFFEE-BREAK

16:30 - 17:00

USO EFICIENTE DE SENSORES: CONDICIONAMENTO DE SINAL E OUTRAS QUESTÕES

Júlio Tanomaru

Embora IoT universalize o uso de sensores dos mais variados tipos, frequentemente algumas questões importantes relacionadas ao seu uso correto são negligenciadas, o que acarreta consequências graves como perda de resolução e acurácia. Esta palestra aborda várias questões básicas como o condicionamento de sinal, filtragem e amostragem, temas que devem ser do domínio de todos envolvidos no projetos de sistemas de IoT.

17:00 - 18:20

O NOVO WINDOWS 10 IOT EDITION E O RASPBERRY PI 2, UM CASO DE AMOR

Jorge Maia e Jucinei Santos

Traremos uma apresentação do novo Windows 10 IOT Edition, sistema operacional com o mesmo núcleo que estará nos desktops até o final de 2015 e que promete popularizar ainda mais o uso de sistemas embarcados em dispositivos.

Nesta sessão os palestrantes demonstrarão o sistema operacional e uma aplicação que com o mesmo código fonte é executada em um notebook, um celular e no Raspberry pi 2.

18:20 - 18:30

ENCERRAMENTO

Domingo (31/05/2015)
8:30 - 9:00

CAFÉ DA MANHÃ E ENTREGA DE MATERIAIS

Segundo dia de evento e começamos com um café da manhã e distribuição dos materiais a serem usados durante o dia.

09:00 - 12:30

PRIMEIRA PARTE DO WORKSHOP

12:30 - 13:30

ALMOÇO

*por conta do participante

13:30 - 15:30

SEGUNDA PARTE DO WORKSHOP

15:30 - 16:00

COFFEE-BREAK

16:00 - 18:30

TERCEIRA PARTE DO WORKSHOP

* A grade de palestras pode sofrer alterações

CONTEÚDO

Ferramentas

Entenda quais ferramentas e plataformas o mercado provê e como elas podem lhe ajudar em seu projeto. Sem apreço por marcas nem modas, você verá o que existe de mais moderno para o seu dispositivo.

Protocolos

Quais os protocolos e suas aplicações? Questões como tráfego, volume de dados, segurança, escalabilidade e extensibilidade serão abordadas. Você verá os principais protocolos e como utilizá-los.

Análise de Informações

Geração de dados a partir de sensores e dispositivos sem análise ou propósito só geram custo. O que realmente interessa é transformar dados em informações, e com isso ter inteligência competitiva. Isso pode mudar tudo.

Nuvem

Um dispositivo de Internet das Coisas precisa guardar dados e receber informações de controle, para isso abordaremos as principais plataformas e APIs disponíveis no mercado, de forma prática e especializada o bastante.

Conexão

GSM? WIFI? 4G? EDGE? Bluetooth? Outras? Qual meio é melhor para seu dispositivo? Custos, consumo de bateria, estabilidade, garantia de conexão, tudo será discutivo e você conseguirá dissernir entre qual usar no seu projeto.

Networking

Conheça pessoas que também trabalham e estudam e vivem a Internet das Coisas em um evento com o foco exclusivo neste tema! Ideal para conhecer e rever pessoas da comunidade de Recife e do Nordeste. Ao vivo e sem cortes.

UX & Mobile

IoT não é só Hardware, nem somente software, precisamos de mobilidade, aplicações modernas, usabilidade e presença em diversas plataformas.

Dispositivo

Não entregamos um kit, fornecemos todos os insumos para que você, no dia do Workshop, crie seu próprio dispositivo!

Localização

Falando de Recife, palco de tantas belezas naturais escolhemos a orla de Boa Viagem como plano de fundo de nosso evento.

O IOT Weekend tem o orgulho de ter como palestrantes excelentes profisisonais e todos com muita vontade de disseminar o conhecimento para a comunidade

Ênio Prates

Engenheiro de Controle e Automação, Mestre em Sistemas Mecatrônicos

Mestre em Sistemas Mecatrônicos e Engenheiro de Controle e Automação pela pela Universidade de Brasília. Professor do UniCeub desde 2015, nas engenharias Elétricas e da Computação. Possui experiência em desenvolvimento de tecnologia para áreas, como controle de acesso, gestão de ativos (RFID) e monitoramento remoto, através de plataforma web ligada a conceitos de IoT (Internet of Things) e comunicação M2M (Machine to Machine). Desenvolveu trabalhos com robôs móveis, com desafio inteligente e com futebol de Robôs. Desenvolvedor na área de Microeletrônica, com utilização de FPGAs.

José Roberto

Desenvolvedor

Trabalha com T.I há mais de 15 anos, tem a certificação MCP (Microsoft Certified Professional), Arquiteto de Sistemas, Dev Lead, Apaixonado por ALM, SDLC e Web. Sou Pernambucano, Moro em Brasilia há 6 anos. Ministrei algunas palestras: PE, SP, DF. Passei por algumas empresas em Brasilia como: Instituto Eldorado (DELL), Ceftru, iDevelop/RebornIT, Arqdigital e Atualmente Implanta Soluções.

Vitor Meriat

Especialista em Cloud e Integrações

Desenvolvedor, músico e apaixonado por soluções. Programa há 7 anos quando viu pela primeira vez uma linha código na tela do computador. Desde então largou sua formação em história e iniciou seus estudos em computação, compondo sua carreira trabalhando com diversas tecnologias e nos últimos anos embarcando no mundo da cloud computing e mobilidade. MCP, MCSD, MSP e CLOUDF.

Júlio Tanomaru

Engenheiro Eletrônico, Mestre e Doutor em Systems Engeneering

Graduou-se em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica em 1986 e obteve os diplomas de Mestre e Doutor em Systems Engineering pela University of Tokushima, Japão, em 1992 e 1996, respectivamente. Foi professor adjunto na Univ. of Tokushima entre 1992 e 2000, e desde 2002 é professor no Centro Universitário Unilins, em Lins, SP, onde leciona várias disciplinas em Eng. Elétrica/Eletrônica, Eng. de Computação e Eng. de Automação. Tem experiência profissional em telecomunicações (Elebra Telecom) e em desenvolvimento de software comercial (Fujitsu Systems Engineering). Seus temas de pesquisa incluem Inteligência Artificial, Sistemas Embarcados e Internet of Things.

Gedeane Kenshima

Engenheira de Controle e Automação

Engenheira de Controle e Automação pelo IFSP Campus São Paulo; Técnica em Automação Industrial pelo IFSP Campus Guarulhos; Montadora na Tudela Ind.Com de máquinas e ferramentas.

Jucinei Santos

Desenvolvedor de Software, MVP

Brasiliense, Desenvolvedor de software desde 2009, Cientista da Computação, Pós-Graduado em Engenharia de Software. Microsoft Most Value Professional, Microsoft Certified Solution Developer(Web e Windows Store). Facebook: www.facebook.com/jucineisantosbsb site: www.jucineisantos.com Twitter: jucinei

Eduardo Giannetti

Especialista em Redes e Infraestrutura

Profissional de redes com 15 anos de experiência, especialista em monitoramento de ativos e serviços de rede e entusiasta em Iot. Motociclista nas horas vagas e pai em tempo integral.

Janael Martins

Consultor

Xiita Linux Declarado. Co-fundador de diversos ISPs no interior de PE. Consultor e administrador de sistemas VoIP com foco em VOIP-embarcado desde 2008. Entusiasta de sistemas BSDs. Fundador da empresa JMVTI onde atualmente analisa e desenvolve soluções em Html5/CSS/JS para Sistemas Embarcados nas Plataformas Raspberry PI, Banana PI, Intel Edison entre outras, voltadas para IoT.

    Helmut Kemper

    Empreendedor e Especialista em eletrônica

    Empreendedor fascinado pela tecnologia com mais de 20 anos de experiência em eletrônica embarcada, telemetria e servidores web de alta capacidade e baixa latência de dados e professor voluntário de eletrônica e arduino para projetos sociais.

    Jorge Maia

    Cientista da Computação & Empreendedor

    Há mais de 20 anos desenvolvendo software, Fundador dos CrazyTechGuys, Microsoft Certified Trainer, Consultor de ALM, Desenvolvimento software e Internet of Things. Entusiasta de Wearable devices, impressão 3D, design thinking e tudo o que ajudar a desenvolver produtos de qualidade e com produtividade.

    WORKSHOP

    Os participantes ou as duplas, receberão um kit composto por uma placa de desenvolvimento que permite conectar-se a internet por meio de uma rede local, um relé, um sensor de temperatura, um sensor de luminosidade e um sensor de presença. Cabos, breadboard, leds, resistores e tudo que for necessário para que os participantes criem um dispositivo. Tudo isso em uma caixa organizadora, permitindo que todos os componentes sejam armazenados com segurança, garantindo sua reusabilidade.

    Começaremos o dia com um café da manhã, logo depois um "hello world" no mundo dos dispositivos, em seguida, mão na massa e vamos a conexão na nuvem e o controle remoto, muito conteúdo, muita diversão e ao final do dia um device conectado.

    Nosso Kit do Workshop será composto por: um Arduino Uno R3 (ITALIANO) e um Módulo de Wi-FI (ESP8266) serão os motores do projeto que ligaremos a NUVEM, permitindo controle e monitoramento de qualquer dispositivo conectado a Internet. Leds coloridos separados e RGB também fazem parte do Kit, em conjunto com sensores de TEMPERATURA, LUMINOSIDADE, BUZZER, RELÉ, todos em módulos para que você, no dia do evento e depois não precise soldar nada. Incluímos uma Fonte de Alimentação para o Arduino, com isso depois do projeto pronto use a fonte e tenha o dispositivo ligado na rede sem fio de sua casa sem necessidade do computador. Além disso, Jumpers M/M e M/F, diodos, resistores, protoboard, sensor de presença, um servo motor também virão dentro de sua caixa organizadora. Realmente um kit que você usará por muito tempo e temos certeza que será parte de seus projetos.

    INSCRIÇÕES

    Inscrições Encerradas

    Apoio

                               

    Realização

     
    CrazyTechLabs Jorge Maia CrazyTechGuys

    Localização

    Hotel Marante Plaza

    Av. Boa Viagem 1070
    Recife - PE

    7

    trilhões de dólares será o movimento para os próximos 3 anos com IoT é a previsão do IDC

    50

    billhões de dispositivos conectados é a previsão para o ano de 2020, 8 para cada habitante

    37%

    dos dispositivos atuais estão na automação de indústriais e processos fabricação

    $756

    bilhões de dólares é o número da receita com IOT em 2014 segundo a Vision Gain