Fale Conosco: +55 61 99119-6042
Follow Us:

IoT Weekend Brasília 2016

O IoT Weekend é um evento dedicado e exclusivo de Internet das Coisas, com dois dias de atualização e aprendizado em um formato diferenciado. No primeiro dia de palestras e no segundo um Workshop com muita prática. Na edição de Brasília, temos novidades, palestrantes de alto nível, muito aprendizado e muita diversão. Não fique de fora.

Marque na agenda os dias 17 e 18 de Setembro. #IoTWeekend.

Internet das Coisas?

Segundo Peter Drucker, “A melhor maneira de prever o futuro, é criá-lo.”, venha se atualizar sobre a tecnologia que será responsável por um faturamento de mais de 7 trilhões de dólares em 2020.

Um final de semana dedicado a Internet das Coisas, do inglês Internet of Things, ou simplesmente IoT, palestras com especialistas, workshop prático e muito conhecimento. Um dispositivo dissecado e apresentado em sua plenitude, desde hardware, passando por plataformas, linguagens de programação, serviços de nuvem e de análise de dados. Conectividade e segurança de dispositivos discutida em praticamente todas as sessões, em uma linguagem acessível a desenvolvedores de softwares, investidores e engenheiros, dois dias de muita informação.

I oT é um mercado em franca expansão e com excelentes oportunidades tanto para novos empreendedores de tecnologia quanto para empresas que já estejam em atividade no setor. Automação de processos, produtividade, telemetria, controle de residências, prédios e cidades, dispositivos pessoais, rastreadores, dentre outros. O universo de dispositivos está em franca ascenção, previsões falam em termos mais de 60 Billhões de dispositivos em 2020, em menos de cinco anos teremos mais de 8 dispositivos conectados em relação a um ser humano. Participe do começo desta evolução.

PROGRAMAÇÃO

Sexta (16/09/2016)
20:30h

JANTAR COM OS PALESTRANTES

Em um Jantar conheça e tenha um contato mais próximo com os palestrantes na noite anterior início do evento! Uma verdadeira reunião social com o intuito de levantar a discussão sobre tecnologia, internet, dispositivos e muito mais. * A entrada do jantar não está incluída nos ingressos para o evento, consulte nosso pessoal sobre a entrada e fique atento as cortesias que serão sorteadas pelas redes sociais.

Sábado (17/09/2016)
08:00 - 09:00

CAFÉ DA MANHÃ E CREDENCIAMENTO

Estaremos esperando você com um café da manhã e credenciamento à partir das 8h. O café da manhã será servido até as 9h e o credenciamento continua durante todo o dia.

09:00 - 10:20

File > New Device - Uma visão geral sobre criar um projeto do zero

VITOR MERIAT & JORGE MAIA

Veja na prática um pouco sobre plataformas de hardware e software. Um showcase de algumas tecnologias que podem ser aplicadas ao desenvolvimento de dispositivos IoT com uma visão de quem desenvolve e vive o dia a dia do ciclo de criação de produtos e soluções integrando Hardware, Software e nuvens.

Agnóstico a marcas, aplicado ao dia a dia sem teorias desnecessárias e com aplicação direta e imediata de tudo que será apresentado, este será seu sentimento ao sair desta seção.

10:30 - 11:20

Windows for IoT

ROGÉRIO MORAES

11:30 - 12:20

Segurança em foco no IoT. Protegendo as informações das coisas

ANDRÉ CURVELLO

Com cada vez mais elementos e pessoas conectadas à internet, tanto mais dados e informações começam a circular pela rede. De uma simples foto na praia pelo Facebook, dados de geolocalização de caminhões com carga de valor e até mesmo o batimento cardíaco do presidente. Dessa forma, não mais o uso de sensores e elementos de telemetria são essenciais para uma sólida solução, mas torna-se essencial a proteção da informação em fluxo, tanto quanto maior o valor associado àquela informação.

Veja nesta sessão como aplicar boas práticas de programação para proteger os dados em uma solução de Internet das Coisas, analisando critérios com base em uso eficiente de recursos embarcados e transmissão de dados.

12:30 - 14:00

ALMOÇO

* por conta do participante

14:00 - 14:50

Protocolos e Comunicação o Primeiro grande passo para o sucesso do seu dispositivo

JORGE MAIA

Veja na prática um pouco sobre plataformas de hardware e software. Um showcase de algumas tecnologias que podem ser aplicadas ao desenvolvimento de dispositivos IoT com uma visão de quem desenvolve e vive o dia a dia do ciclo de criação de produtos e soluções integrando Hardware, Software e nuvens.

Agnóstico a marcas, aplicado ao dia a dia sem teorias desnecessárias e com aplicação direta e imediata de tudo que será apresentado, este será seu sentimento ao sair desta seção.

14:50 - 15:00

Brasília Fablab

15:00 - 16:10

Azure Fabric Controller Internals: Construindo e Atualizando aplicações altamente disponíveis

EVILÁZARO ALVES

Azure permite facilmente configurar e gerenciar aplicações altamente disponíveis e altamente escaláveis. Nesta sessão, será desvendado o mistério de mecanismos internos de Azure, respondendo a perguntas tais como: Quais os tipos de falhas de hardware existem e como configurar um serviço para certificar-se de que aqueles são transparentes? Como o Azure atualiza sua infra-estrutura e como isso afeta meu serviço? Como ocorre a alocação de recursos computacionais no Azure? Como os clientes do Microsoft Azure podem construir automações para implementar fluxos de trabalho de atualização personalizada?

16:10 - 16:40

COFFEE-BREAK

16:40 - 17:30

Indústria 4.0

ÊNIO PRATES

Industria 4.0: O que é e para onde vai? Quais são os dispositivos Físico Cibernéticos que estão transformando as industrias antigas em Fábricas Inteligentes? E, o que a Internet das Coias tem a ver com isso?

Veja, nessa sessão, como as industrias tem evoluído no mercado cada vez mais integrado da Internet das coisas. Além disso, vamos discutir os desafios e as tecnologias necessárias para alcançar essa integração.

17:30 - 18:00

UWP. Apps to Windows IoT

JUCINEI SANTOS & FELIPE DOS SANTOS

Domingo (18/09/2016)
8:30 - 9:00

CAFÉ DA MANHÃ E ENTREGA DE MATERIAIS

Segundo dia de evento e começamos com um café da manhã e distribuição dos materiais a serem usados durante o dia.

09:00 - 12:30

PRIMEIRA PARTE DO WORKSHOP

Raspberry Pi 3

* Visão geral do desenvolvimento de aplicações com Visual Studio
* Plataforma UWP, como começar
* Conectividade com Raspberry PI

LinkIt Smart 7688 duo

* Setup do Ambiente de desenvolvimento
* O que é a Linkit Smart 7688 Duo
* Linux embarcado e suas aplicações

12:30 - 13:30

ALMOÇO

* por conta do participante

13:30 - 15:30

SEGUNDA PARTE DO WORKSHOP

Raspberry Pi 3

* MQTT
* GPIO e Acesso de Portas Digitais
* Sensores e Ligações de Hardware

LinkIt Smart 7688 duo

* Meu primeiro LED powered by Embedded S.O.
* Lendo Dados de sensores

15:30 - 16:00

COFFEE-BREAK

16:00 - 18:30

TERCEIRA PARTE DO WORKSHOP

Raspberry Pi 3

* Consumindo informações da Nuvem
* Gerando um site no Azure WebAplications para consumir dados do dispositivo, desconhecendo sua localização

LinkIt Smart 7688 duo

* MQTT
* Gráficos a partir do MQTT - Online

* A grade está sofrendo atualizações.

Palestrantes

O IOT Weekend tem o orgulho de ter como palestrantes excelentes profissionais e todos com muita vontade de disseminar o conhecimento para a comunidade. Confira os confirmados até agora para a edição de Brasília.

Jorge Maia
Vitor Meriat
Rogério Moraes
Jucinei Santos
André Curvello
Evilázaro Alves
Ênio Prates
Felipe dos Santos

WORKSHOPS

Nesta edição teremos dois Workshops, sendo um com desenvolvimento no novíssimo Raspberry Pi 3, embarcando uma aplicação para monitoramento de temperatura e o outro com o LinkIt Smart 7688 duo focando no melhor do desenvolvimento para embarcados.

Começaremos o dia com um café da manhã, logo depois um "hello world" no mundo dos dispositivos, em seguida, mão na massa e vamos a conexão na nuvem e o controle remoto, muito conteúdo, muita diversão e ao final do dia um device conectado e com dados podendo ser analisados em gráficos.

Para os Workshops, trabalharemos com o conceito de usar o hardware somente com a finalidade de desenvolver um dispositivo conectado, ou seja, daremos atenção ao hardware mas sem que ele seja o foco de nosso dia. Nossos Trabalhos serão focados em conectar e tirar proveito dos dispositivos, extraindo dados dos sensores e recebendo comandos.

Não trabalharemos com solda nem montagem de componentes em placas, por isso colocamos em todos os kits os módulos que já vem montados em pequenas placas, com circuitos testados, com isso o aprendizado se foca em conectar a placa de desenvolvimento por meio da protoboard ou jumpers, que são fios com pontas em formato macho ou fêmea, facilitando nossos projetos.

Um dia pensado e validado anteriormente para facilitar o aprendizado do principal que é o desenvolvimento de início a fim de um dispositivo de Internet das Coisas, colocando em prática todo o conteúdo das palestras do dia anterior aplicado aos projetos práticos no Workshop.

Todos os participantes do workshop de Hardware receberão a camiseta oficial do evento e também a entrada sem custo, para o dia de palestras.

Rasperry Pi 3

Neste workshop teremos também uma visão geral do desenvolvimento de aplicações com Visual Studio, como inicar na plataforma UWP, conectividade com Raspberry Pi, MQTT, GPIO e acesso de portas digitais, sensores e ligações de hardware, consumindo informações da Nuvem, gerando um site no Azure WebAplications para consumir dados do dispositivo, desconhecendo sua localização.

  • 1 - Raspberry Pi 3
  • 1 - Módulo Sensor de Temperatura
  • 1 - Módulo Umidade
  • 1 - Módulo Sensor de Luminosidade
  • 1 - Módulo Semáforo
  • 1 - Fonte
  • 15 - Jumpers

LinkIt Smart 7688 duo

  • 1 - LinkIt Smart 7688 duo
  • 1 - Módulo Sensor de Temperatura
  • 1 - Módulo Umidade
  • 1 - Módulo Sensor de Luminosidade
  • 1 - Módulo Semáforo
  • 1 - Cabo Micro USB
  • 15 - Jumpers

Pré-requisito:

* Os participantes deverão trazer computador ou notebook com uma porta usb disponível e sistemas operacionais MAC OSX, Linux ou Windows.
** É vedada a participação sem computador ou notebook.
*** Para a particiação do workshop de Raspberry Pi 3, é necessário a instalação do Visual Studio 2015 com Update 3. Você pode obter o Visual Studio Community clicando aqui!

CONTEÚDO

Ferramentas

Entenda quais ferramentas e plataformas o mercado provê e como elas podem lhe ajudar em seu projeto. Sem apreço por marcas nem modas, você verá o que existe de mais moderno para o seu dispositivo.

Protocolos

Quais os protocolos e suas aplicações? Questões como tráfego, volume de dados, segurança, escalabilidade e extensibilidade serão abordadas. Você verá os principais protocolos e como utilizá-los.

Nuvem

Um dispositivo de Internet das Coisas precisa guardar dados e receber informações de controle, para isso abordaremos as principais plataformas e APIs disponíveis no mercado, de forma prática e especializada o bastante.

Conexão

GSM? WIFI? 4G? EDGE? Bluetooth? Outras? Qual meio é melhor para seu dispositivo? Custos, consumo de bateria, estabilidade, garantia de conexão, tudo será discutivo e você conseguirá dissernir entre qual usar no seu projeto.

Análise de Informações

Geração de dados a partir de sensores e dispositivos sem análise ou propósito só geram custo. O que realmente interessa é transformar dados em informações, e com isso ter inteligência competitiva. Isso pode mudar tudo.

Networking

Conheça pessoas que também trabalham e estudam e vivem a Internet das Coisas em um evento com o foco exclusivo neste tema! Além do conteúdo focado, é também ideal para conhecer e rever pessoas da comunidade de Brasília e do Brasil.

UX & Mobile

IoT não é só Hardware, nem somente software, precisamos de mobilidade, aplicações modernas, usabilidade e presença em diversas plataformas.

Dispositivo

Não entregamos um kit, fornecemos todos os insumos para que você, no dia do Workshop, crie seu próprio dispositivo!

Localização

Goiânia é palco da primeira parada do IoT Weekend em 2016

7

trilhões de dólares será o movimento para os próximos 3 anos com IoT é a previsão do IDC

50

billhões de dispositivos conectados é a previsão para o ano de 2020, 8 para cada habitante

37%

dos dispositivos atuais estão na automação de indústriais e processos fabricação

$756

bilhões de dólares é o número da receita com IOT em 2014 segundo a Vision Gain

INSCRIÇÕES

Para Compras em Até 3X sem Juros

** Consulte nossa equipe comercial sobre valores para grupos, outras formas de pagamento, duplas nos workshops e convênios.

Patrocínio e Apoio

Realização

CrazyTechLabs Jorge Maia CrazyTechGuys

Localização

UDF

UDF Centro Universitário – Ed. Reitor Rezende Ribeiro de Rezende
SGAS 903 Asa Sul Brasília, DF