Fale Conosco: +55 11 2626-7415
Follow Us:

IoT WEEKEND ONLINE 2018 - 8a EDIÇÃO

A segunda edição do IoT Weekend 2018 continua sendo totalmente online e gratuita. Serão dois dias de conteúdo intenso, diversas palestras com especialistas nacionais e internacionais.

Um evento agnóstico a marcas, trazendo o estado da arte para projetos de IoT e transformação digital. Arquiteturas, plataformas de software e hardware, inteligência artificial, cognição, estratégias e tendências estarão inseridos nos temas apresentados durante o evento.

Não fique de fora desta iniciativa que vem para mudar o cenário brasileiro de IoT, faça a sua inscrição gratuita aqui.

Internet das Coisas?

“Internet das coisas é muito mais que um hardware conectado. Penso em IoT como o motor da transformação digital dos próximos anos em todo o globo.”

Jorge Maia

Diversos são os números sobre IoT, alguns falam em milhões de dispositivos conectados nos próximos anos outros falam de injeção de trilhões de dólares na economia e muitos das transformações de times e empresas. O que realmente interessa é que sem a internet das coisas não conseguiremos aumentar a produtividade dos campos, melhorar ainda mais a qualidade de nossas indústrias, interligar vidas e governos e transformar nossas cidades.
Falamos não de uma moda ou uma tendência ou até mesmo de um hype, IoT é a união de diversas disciplinas da tecnologia e outras áreas em prol de um crescimento da inteligência de dispositivos, processos e aumento de qualidade nas mais diversas áreas.

O IoT Weekend tem o orgulho de ter como palestrantes excelentes profissionais e todos com muita vontade de disseminar o conhecimento para a comunidade

* Novos palestrantes ainda serão divulgados, fique ligado!

Sara Barbosa
Paolo Patierno
Renata Coelho
Danielle Monteiro
Thiago Adriano
Rodrigo Kono
Paulo Ricardo Santos
Rogério Rodrigues
Caio Cesar
Guilherme Corrêa
Hélio Costa
Fabio Souza / Diana Santos
Thalita Bento
Jorge Maia
Eduardo Iha
Daniel Laper

AGENDA DO EVENTO

* ainda faltam palestras a serem publicadas

Gerenciando a Agenda do Office 365 Outlook usando Alexa

Sara Barbosa 

Já imaginou controlar seu calendário usando Alexa? Vou mostrar omo é fácil integrar Alexa com o seu calendário corporativo do Office 365, tornando o gerenciamento dos eventos do calendário muito mais divertido e eficiente.

O que é o Azure Sphere?

Jorge Maia  

Nesta seção você aprenderá o que é o Azure Sphere e em quais cenários você deve utilizar. Uma visão geral sobre essa nova possibilidade nos seus projetos de Internet das Coisas.

The IoT data river: processing the flood with Apache Kafka Streams

Paolo Patierno 

Tons of devices to supervise the environment connected to the Cloud, tons of data to ingest as a river in flood, tons of messages to process for getting information for them. This is where IoT data streaming comes in place with the need to analyze this unbounded dataset in real time and react to events. But how to handle them for reaching the higher point of wisdom? Apache Kafka and the Streams API are together a dream team for making this reality. During this session, we'll see how to use them in order to develop a complete pipeline for IoT data processing.

Monitorando Oxigênio Medicinal - IoT na Saúde

Caio Cesar  

Vamos apresentar a solução de monitoramento de oxigênio medicinal da Startup Salvus e falar sobre os principais desafios desde o primeiro protótipo a instalação na casa do primeiro paciente.

Plano Nacional de Internet das Coisas - IoT.BR

Guilherme Corrêa  

A palestra foca na atuação do governo federal no tema de Internet das Coisas, abordando o histórico desde a criação da Câmara IoT em 2014, passando pelo estudo IoT realizado em parceria com o BNDES, até chegar ao estágio atual que é a política pública chamada de Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT.BR).

User Experience em IoT

Hélio Costa  

Talvez o maior desafio da IoT (Internet of Things - Internet das Coisas) seja criar uma boa experiência para o usuário, já que os objetos conectados, muitas vezes têm baixa capacidade computacional, tamanho, espaço e superfícies limitados. As interfaces evoluíram da linha de código, para os gráficos e agora caminham para a linguagem natural. O que usuários e desenvolvedores deveriam saber sobre estratégias de comunicação homem-máquina para favorecer uma experiência do usuário tranquila e agradável? Venha conferir no IoT Weekend.

A rede Sigfox da WND e os casos reais em larga escala de IoT no Brasil

Eduardo Iha  

Nesta seção você aprenderá sobre o que é IoT, arquitetura de rede Sigfox e poderá ver casos reais de uso dessa rede em larga escala no Brasil, focando em IoT.

Get Smart com LoRaWAN: IoT na prática

Daniel Laper  

Visão prática sobre IoT à luz da perspectiva da American Tower com o lançamento da sua rede neutra ATC LoRaWAN para o mercado brasileiro.

Micropython - Phyton para microcontroladores

Fabio Souza / Diana Santos  

Nessa palestra será apresentado o MicroPhyton, uma implementação de Phyton com o foco em microcontroladores. Serão apresentados os detalhes de MicroPhyton e aplicações em IoT e em educação usando placas com ESP8266 e também com BBC micro:bit.

Meu produto precisa ser homologado pela Anatel? Por que?

Thalita Bento  

Porque devo homologar um produto na Anatel? Passo a passo do processo de homologação Anatel. Produtos que necessitam de Homologação Anatel. Homologação Anatel para IoT e Indústria 4.0.

IoT na Saúde - Como a Internet das Coisas está revolucionando o tratamento do diabetes

Renata Coelho 

Esta palestra tem o intuito de falar sobre as soluções de IoT que já estão no mercado e as que estão em fase de desenvolvimento e testes com o objetivo de tornar o tratamento de uma das doenças que mais cresce no mundo, o Diabetes Mellitus, mais eficaz, seguro e preventivo de mortes e complicações. Vamos ver a Internet das Coisas de fato transformando a vida das pessoas.

Arquitetura Lambda simplificada com Cosmos DB e Azure Databricks

Danielle Monteiro  

A arquitetura lambda permite um processamento eficiente de grandes conjuntos de dado, usando processamento em lote, processamento em tempo real e uma camada intermediária para minimizar a latência envolvida na consulta de grandes volumes de dados (Big Data). Esta palestra abordará os fundamentos de uma arquitetura lambda e mostra como simplificá-la com o Azure

Como DevOps pode ajudar a ter controle e visão sobre o desenvolvimento de software

Rodrigo Kono  

A produção de software controlada deixou de ser utopia para se tornar realidade. Saiu de um mundo onde era algo extremamente caro e somente para grandes produções, para ser viável a qualquer time de software. Trabalhando com qualidade, visão do processo, testes, homologações, implementações recorrentes, etc. De maneira que envolve desde o início do ciclo, com o cliente e a demanda a ser tratada, que se estende por toda a produção e vai até ao software funcionando em um ambiente em nuvem. Parte disso tudo é processo, mas em um ambiente que possibilita atingir estas atividades pode atrapalhar mais do que ajudar. O Azure DevOps integra de ponta a ponta, independente da tecnologia que trabalha, independente do ambiente que escolheu para versionar seu código, independente de ambiente de deployment. Nesta palestra você vai entender como DevOps te ajuda a atingir o nível dinâmico de produção de software, fase por fase, vai entender os níveis de integração com ambientes, vai entender como obter níveis de qualidade entre os pipelines de teste, homologação/produção e claro, você vai saber porque deveria estar usando Azure DevOps há muito tempo.

Processando Temperatura e Umidade do sensor DHT-11 em tempo real

Paulo Ricardo Santos  

Gostaria de saber como processar grandes volumes de dados em tempo real para criar novas insights e entender como funciona o universo de Big Data e IoT na plataforma de dados Microsoft Azure utilizando as ferramentas Azure IoT Hub, Stream Analytics e Power BI, e como podemos aplicar isso na indústria 4.0?

Chatbot no mundo IoT

Thiago Adriano  

O objetivo dessa palestra será demonstrar como que em poucos passos nós podemos integrar um Chatbot desenvolvido em Node.js com um board arduino.

Azure Blockchain com IoT

Rogério Rodrigues  

Blockchain é um sistema transparente e passível de forte auditoria que mudará o modo como as pessoas trabalham com transações de valores e de ativos, principalmente no que diz respeito e contratos inteligentes, alta segurança e compartilhamento de dados sem intermediários. Iremos conhecer como a Microsoft está utilizando a abordagem Blockchain as a Service para entregar de forma inovadora essa nova tecnologia de banco de dados distribuída e como desenvolver, consumir através de aplicações web com .net C# os SmartContracts do Ethereum desenvolvidos com Solidity no VSCode, ganhando assim velocidade da adoção do Blockchain em seus projetos com IoT de forma segura com os recursos que o Azure Provê.

Patrocínio

Apoio Institucional / Divulgação

Produção / Organização

 

7

trilhões de dólares será o movimento para os próximos 3 anos com IoT é a previsão do IDC

50

billhões de dispositivos conectados é a previsão para o ano de 2020, 8 para cada habitante

37%

dos dispositivos atuais estão na automação de indústriais e processos fabricação

$756

bilhões de dólares é o número da receita com IOT em 2014 segundo a Vision Gain