Fale Conosco: +55 61 99119-6042
Follow Us:

IoT Weekend Goiânia 2016

Goiânia abrirá a temporada 2016 do IoT Weekend: o único evento do país inteiramente dedicado a Internet das Coisas. O IoT Weekend é composto por um jantar com palestrantes e dois dias de atualização e aprendizado em formato diferenciado. Após o reconhecimento pela mídia e público em 2015, o evento chega agora no seu segundo ano com seis edições imperdíveis: novos workshops e palestras ministradas por profissionais reconhecidos e com linguagem acessível a desenvolvedores de software, investidores e engenheiros.

Marque na agenda os dias 8, 9 e 10 de Abril. #IoTWeekendGyn #JoinTheEvolution

Internet das Coisas - A Nova Revolução

"Mais de 8 mlhões de dispositivos de casas inteligentes entram no mercado esse ano, a mudança nas indústrias é tida como a nova revolução industrial e a maior delas! Isto é só o começo." Jorge Maia

Uma evolução na forma de se relacionar com o mundo. A Internet das Coisas, do inglês "Internet of Things" - ou apenas IoT, é um dos termos mais falados no mundo da tecnologia atualmente e, apesar disto, pouco tratado do início ao fim. O IoT Weekend é um fim de semana dedicado inteiramente ao tema, tratado em sua integridade, e é único no Brasil: palestras com especialistas, workshops práticos, conhecimento, networking e inovação. Recebendo o reconhecimento da mídia nacional em 2015, o evento volta, em seu segundo ano de existência, com o objetivo de que conhecimento com qualidade seja acessível a todos, o Weekend passará não por duas, mas seis cidades brasileiras. Goiânia foi a cidade escolhida para abrir a temporada deste ano e, nos dias 8, 9 e 10 de Abril, receberá o evento em seu formato completo, abrindo com chave de ouro nossa temporada de 2016.

I oT já está presente em nosso cotidiano, 2016 será o ano em que será revelado seu potencial e sua concretização, gerando novas oportunidades. Problemas de estrutura, abastecimento e logística serão alvo de olhares diferentes, pois são chances de apresentar soluções inovadoras, IoT é inovar. Inovação é necessária em todos os setores da economia como estatal, industrial, comercial e até terciário, que fortifica, a título de exemplo, desde o varejo até o agronegócio. Este novo mercado movimenta bilhões ao ano e está em franca expansão. É hora de empreendedores de tecnologia e empresas agarrarem esta chance de evolução e, para agarrar, é preciso entender. O compromisso IoT Weekend é fazer você sair elucidado sobre o tema, conhecendo as melhores ferramentas e como adequar esta nova tecnologia na geração de produtividade e ganhos, além de inovar em seus projetos.

Agenda

PROGRAMAÇÃO

Sexta (8/4/2016)
20:30h

JANTAR COM OS PALESTRANTES

Em um Jantar conheça e tenha um contato mais próximo com os palestrantes na noite anterior ao início do evento! Uma verdadeira reunião social com o intuito de levantar a discussão sobre tecnologia, internet, dispositivos e muito mais. *A entrada do jantar não está incluída nos ingressos para o evento, consulte nosso pessoal sobre a entrada e fique atento as cortesias que serão sorteadas pelas redes sociais.

Sábado (9/4/2016)
8:00 - 9:00

CAFÉ DA MANHÃ E CREDENCIAMENTO

Estaremos esperando você com um café da manhã e credenciamento à partir das 8h. O café da manhã será servido até as 9h e o credenciamento continua durante todo o dia.

9:05 - 9:20

ABERTURA

...

09:30 - 10:00

INDÚSTRIA 4.0 E AGRICULTURA 4.0 - O QUE VEREMOS EM NOSSAS INDÚSTRIAS E FAZENDAS COM ESTA REVOLUÇÃO?

Jorge Maia

Nos últimos anos, vemos uma mudança nas fazendas no que tange informação, especialização e mecanização, sempre com foco em produtividade, qualidade e custos. O mesmo se aplica as indústrias, onde já temos pátios totalmente automatizados e um grande nível de informação.

Agora a realidade é que teremos mais precisão, controle e inteligência, gerando dados e aprendendo com eles. Com isso chegamos a ERA 4.0, e com ela, indústrias conectadas a cadeia de suprimentos, interligadas com a logística de transporte e distribuição, além de receber retorno de outros processos e auto-gerir o controle de produção baseando-se em sensores inteligentes.

Se formos ao Campo, a inovação agora vem para dar suporte a agricultura moderna, já mecanizada e inteligente, transformando lavouras com a precisão necessária e inteligência artificial auxiliando gestores e aumentando produtividade e qualidade.

Este não é mais um cenário de filmes ou artigos científicos, esta é a nossa nova realidade, “powered by Internet of Things”.

10:10 - 11:10

COMO ESCOLHER O HARDWARE CORRETO? PLATAFORMAS? DISPOSITIVOS PRONTOS?

André Curvello

Qual a melhor plataforma para seu projeto? Arduino, Raspberry pi? Intel? Toradex? Estes são somente alguns nomes conhecidos, frente a inimaginável gama de plataformas existentes no mercado. Cada uma com particularidades, custos, vantages e desvantagens. Como escolher a correta? Nesta palestra o prof. André Curvello, que tem como hobby e profissão lidar com inúmeros modelos de placas de desenvolvimento para Internet das Coisas vai explicar a melhor forma de escolha para que você realmente aplique seu tempo e dinheiro no que interessa para seu projeto, o menor tempo com o melhor resultado e custo.

11:20 - 11:35

CASE: GUBES

Guilherme Lombardi

Como dispositivos de Internet das Coisas transformaram nossos produtos em diferentes ramos, de caronas colaborativas à gestão de ativos e vidas em condomínios de alto padrão. Atualmente operamos com alta tecnologia aliada a dispositivos gerando dados e alimentando uma cadeia de tomada de decisão.

11:45 - 12:30

GPS, RFID OU BLE? IDENTIFICANDO E RASTREANDO ITENS NA ERA DA INTERNET DAS COISAS

Ênio Prates

Nesta sessão, será feita uma discussão sobre as tecnologias de rastreamento e controle de movimentação de diversos tipos nessa era de comunicação rápida e pequeno consumo de energia.

Dos mais diversos tipos aos mais acessíveis seja para prototipação, quanto para produção, serão apresentadas formas e algorítmos que podem ser usados para localização em ambientes internos e externos.

12:35 - 12:40

BRINDES

12:40 - 14:00

ALMOÇO

*por conta do participante

14:00 - 14:10

SOFTPRIME

Marcelo Paiva

Apresentação da empresa SOFTPRIME.

14:20 - 15:40

O QUE AS PLATAFORMAS DE NUVEM TEM PARA OFERECER QUANDO O ASSUNTO É IOT

Julio Faerman, Jorge Maia e Vitor Meriat

Nesta seção, especialistas irão apresentar o que as plataformas de nuvem podem oferecer para seu projeto de IoT. Desde serviços a facilidades no desenvolvimento, até questões como segurança e custos serão abordados.

15:45 - 15:55

ANÚNCIO DO EDITAL: INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE EMPREENDIMENTOS PROIN.UEG 2016

Bruno Alencar

Coordenador do Programa de Incubadoras da UEG - PROIN - Universidade Estadual de Goiás

O Edital tem por objetivo selecionar propostas, com potencial inovador ou tecnológico para gerar negócios sendo da academia, de empreendedores, inventores e empresas para o processo de incubação do PROIN.UEG, sendo uma incubadora de empresas de base tecnológica, que tem como objetivo apoiar a criação, o incremento e a consolidação de empreendimentos (projetos ou empresas) inovadores, por meio de suporte ao desenvolvimento dos eixos: empreendedor, tecnológico, financeiro, mercado e de gestão.

15:55 - 16:25

COFFEE-BREAK

16:25 - 16:45

UWP, APLICAÇÕES COMPARTILHADAS E A INTERNET DAS COISAS

Jucinei Santos

O Windows 10, a Microsoft apresenta a sua Plataforma Universal, chamda de UWP. Com ela temos o núcleo unificado que fornece uma plataforma de aplicativo comum disponível em cada dispositivo que executa o Windows 10. Com ele é possível construir aplicações que vão do Xbox, a dispositivos IoT.

16:50 - 17:30

DISPOSITIVOS INTELIGENTES COM COMPUTAÇÃO COGNITIVA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Vitor Meriat

Segundo Fábio Gandour, cientista-chefe da IBM Brasil, "Se existe algo mais importante que o conhecimento, é saber como usar esse conhecimento". Inteligência artificial é um assunto que já permeia a curiosidade humana nos últimos 50 anos, e agora temos ouvido falar sobre computação cognitiva que promete guiar a nova era da tecnologia da informação.

Computação Congnitiva embora seja um tema recente, já provou ter um grande potencial. A geração de conhecimento por meio de aprendizado e dos dados disponíveis é a próxima grande onda de inovação no mercado de tecnologia. Empresas usando feedbacks e dados de ambiente de lojas para traçar e explorar os padrões de consumo dos clientes, hospitais usando cognição para acelerar pesquisas contra o câncer, cidades controlando melhor os seus recursos são pequenos exemplos do que já temos no mundo conectado de hoje.

Ao unir computação cognitiva à Internet das Coisas conseguimos integrar e trabalhar um volume absurdo de dados com a inteligência cognitiva, gerando o subsídio necessário para as melhores tomadas de decisões.

Nesta sessão você vai conhecer os conceitos, as principais tecnologias envolvidas e como esse novo paradigma se encaixa no IoT atravéz dos dispositivos inteligentes.

17:35 - 17:50

SEGURANÇA E PRIVACIDADE

Jorge Maia e André Curvello

E quando temos tudo pronto, prototipado, ou às vezes em produção e a parte de segurança e privacidade foram negligenciados durante o desenvolvimento do projeto? O que devemos levar em consideração quando pensamos em um projeto de IoT quando o mundo pede mais privacidade e segurança?

18:00 - 18:30 

FUTURO E DESAFIOS

Todos os Palestrantes

Um fechamento com todos os palestrantes dando sua visão de futuro sobre a Internet das Coisas e o cenário nacional e internacional.

18:25 - 18:30

BRINDES E ENCERRAMENTO

Domingo (10/4/2016)
8:30 - 9:00

CAFÉ DA MANHÃ E ENTREGA DE MATERIAIS

Segundo dia de evento e começamos com um café da manhã e distribuição dos materiais a serem usados durante o dia.

09:00 - 12:30

PRIMEIRA PARTE DO WORKSHOP

MQTT - Jorge Maia / Vitor Meriat
AWS IoT - Julio Faerman
Azure IoT
Introdução ao Node MCU - Vitor Meriat / Jorge Maia

12:30 - 13:30

ALMOÇO

*por conta do participante

13:30 - 15:30

SEGUNDA PARTE DO WORKSHOP

Apresentação do Kit de sensores - André Curvello / Jorge Maia
Uso de Sensores com Node MCU - Vitor Meriat
Conectividade Cloud na prática

15:30 - 16:00

COFFEE-BREAK

16:00 - 18:30

TERCEIRA PARTE DO WORKSHOP

Controle Remoto e envio de dados

* A grade está sofrendo atualizações.

CONTEÚDO

Ferramentas

Entenda quais ferramentas e plataformas o mercado provê e como elas podem lhe ajudar em seu projeto. Sem apreço por marcas nem modas, você verá o que existe de mais moderno para o seu dispositivo.

Protocolos

Quais os protocolos e suas aplicações? Questões como tráfego, volume de dados, segurança, escalabilidade e extensibilidade serão abordadas. Você verá os principais protocolos e como utilizá-los.

Nuvem

Um dispositivo de Internet das Coisas precisa guardar dados e receber informações de controle, para isso abordaremos as principais plataformas e APIs disponíveis no mercado, de forma prática e especializada o bastante.

Conexão

GSM? WIFI? 4G? EDGE? Bluetooth? Outras? Qual meio é melhor para seu dispositivo? Custos, consumo de bateria, estabilidade, garantia de conexão, tudo será discutivo e você conseguirá dissernir entre qual usar no seu projeto.

Análise de Informações

Geração de dados a partir de sensores e dispositivos sem análise ou propósito só geram custo. O que realmente interessa é transformar dados em informações, e com isso ter inteligência competitiva. Isso pode mudar tudo.

Networking

Conheça pessoas que também trabalham e estudam e vivem a Internet das Coisas em um evento com o foco exclusivo neste tema! Além do conteúdo focado, é também ideal para conhecer e rever pessoas da comunidade de Brasília e do Brasil.

UX & Mobile

IoT não é só Hardware, nem somente software, precisamos de mobilidade, aplicações modernas, usabilidade e presença em diversas plataformas.

Dispositivo

Não entregamos um kit, fornecemos todos os insumos para que você, no dia do Workshop, crie seu próprio dispositivo!

Localização

Goiânia é palco da primeira parada do IoT Weekend em 2016

O IOT Weekend tem o orgulho de ter como palestrantes excelentes profissionais e todos com muita vontade de disseminar o conhecimento para a comunidade, confira os confirmados até agora para a edição de Goiânia.

Vitor Meriat

Especialista em Cloud e Integrações, MVP

Desenvolvedor, músico e apaixonado por soluções. Programa há 8 anos quando viu pela primeira vez uma linha código na tela do computador. Desde então largou sua formação em história e iniciou seus estudos em computação. Especialista em Cloud Computing e Integrações, Vitor é um professional que atua tanto no desenvolvimento de software para plataformas de alto nível quanto em sistemas embarcados. MCP, MCSD, MVP e CLOUDF.

Jorge Maia

Cientista da Computação e Desenvolvedor de Hardware e Software, MVP

Consultor, coach de metodologias ágeis e mentor de times de desenvolvimento, palestrante em eventos nacionais e internacionais. Idealizador e apoiador de eventos de tecnologia, Internet das Coisas e Hackathons. Fundador dos CrazyTechGuys, é também, CIO e technical advisor na Gubes, coordenador Técnico no CrazyTechLabs e Consultor de IoT pela Dev4US. Sempre em busca de novidades sobre IoT, empreendedorismo digital e das melhores práticas para desenvolvimento de produtos e aplicações. Escreve um blog, uma coluna no Jornal de Brasilia, grava um Podcast e também um programa de rádio na Transamérica Brasília. 

Ênio Prates

Engenheiro de Controle e Automação, Mestre em Sistemas Mecatrônicos

Mestre em Sistemas Mecatrônicos e Engenheiro de Controle e Automação pela pela Universidade de Brasília. Professor do UniCeub desde 2015, nas engenharias Elétricas e da Computação. Possui experiência em desenvolvimento de tecnologia para áreas, como controle de acesso, gestão de ativos (RFID) e monitoramento remoto, através de plataforma web ligada a conceitos de IoT (Internet of Things) e comunicação M2M (Machine to Machine). Desenvolveu trabalhos com robôs móveis, com desafio inteligente e com futebol de Robôs. Desenvolvedor na área de Microeletrônica, com utilização de FPGAs.

André Curvello

Especialista em IoT e Sistemas Embarcados

André Márcio de Lima Curvello é Engenheiro de Computação, graduado pela Universidade de São Paulo, campus São Carlos. Possui MBA em Gestão de Tecnologia da Informação pela Universidade de Franca, e atualmente é mestrando em Processamento de Sinais e Instrumentação pela Escola de Engenharia de São Carlos, USP. É docente na UNIFRAN nos cursos de Ciência da Computação, Engenharia Mecatrônica e Mecatrônica Industrial, e atua no desenvolvimento de sistemas embarcados com foco em sistemas de automação e aplicações mobile.

Julio Faerman

Developer Advocate na AWS

Julio é responsável pelo relacionamento dos desenvolvedores latino americanos com a Amazon Web Services, explorando com eles a computação em nuvem e trazendo de volta as experiências do caminho. Antes disso, trabalhou na Red Hat, na Borland e em grandes instituições de governo e de telecom. Além da AWS, é um dos líderes do UAI Java User Group, professor da UNITRI, editor do InfoQ e fundador de uma startup para inovação em e-learning, a Craftware.

Jucinei Santos

Desenvolvedor de Software, MVP

Brasiliense, Desenvolvedor de software desde 2009, Cientista da Computação, Pós-Graduado em Engenharia de Software. Microsoft Most Value Professional, Microsoft Certified Solution Developer(Web e Windows Store).

Guilherme Lombardi

CEO Gubes

Guilherme Lombardi, formado em Administração e especializado em Marketing e Planejamento, é Diretor de Marketing & Mídias Digitais do Grupo JBr de comunicação. Além de entusiasta de tecnologia, é também CEO & Co-Founder da empresa Gubes, empresa que gerencia startups focadas em economia compartilhada, IOT e Big Data. Depois de ser adquirida pelo Grupo Premium no ano de 2015, a Gubes já dirige 3 startups com grande potencial de transformação, e conta com um jeito único de desenvolver produtos, com muita preocupação em design e relevância.

WORKSHOP

Todos os participantes dos workshops receberão um kit de Hardware composto por:

  • 1 - Módulo Node MCU
  • 1 - Módulo Sensor de Temperatura
  • 1 - Módulo Umidade de Solo
  • 1 - Módulo Sensor de Luminosidade
  • 1 - Módulo Semáfaro
  • 1 - Cabo Micro USB
  • 15 - Jumpers

Começaremos o dia com um café da manhã, logo depois um "hello world" no mundo dos dispositivos, em seguida, mão na massa e vamos a conexão na nuvem e o controle remoto, muito conteúdo, muita diversão e ao final do dia um device conectado e com dados podendo ser analisados em gráficos.

Para os Workshops, trabalharemos com o conceito de usar o hardware somente com a finalidade de desenvolver um dispositivo conectado, ou seja, daremos atenção ao hardware mas sem que ele seja o foco de nosso dia. Nossos Trabalhos serão focados em conectar e tirar proveito dos dispositivos, extraindo dados dos sensores e recebendo comandos.

Não trabalharemos com solda nem montagem de componentes em placas, por isso colocamos em todos os kits os módulos que já vem montados em pequenas placas, com circuitos testados, com isso o aprendizado se foca em conectar a placa de desenvolvimento por meio da protoboard ou jumpers, que são fios com pontas em formato macho ou fêmea, facilitando nossos projetos.

Um dia pensado e validado anteriormente para facilitar o aprendizado do principal que é o desenvolvimento de início a fim de um dispositivo de Internet das Coisas, colocando em prática todo o conteúdo das palestras do dia anterior aplicado aos projetos práticos no Workshop.

É vedada a participação sem computador ou notebook, com uma porta usb disponível e sistemas operacionais MAC OSX, Linux ou Windows. (Será necessário a instalação de drivers para a utilização da placa)

Patrocínio e Apoio

Realização

 
CrazyTechLabs Jorge Maia CrazyTechGuys

Localização

SENAI FATESG

Rua 227-A n. 95 - Setor Leste Universitário
Goiânia - GO

7

trilhões de dólares será o movimento para os próximos 3 anos com IoT é a previsão do IDC

50

billhões de dispositivos conectados é a previsão para o ano de 2020, 8 para cada habitante

37%

dos dispositivos atuais estão na automação de indústriais e processos fabricação

$756

bilhões de dólares é o número da receita com IOT em 2014 segundo a Vision Gain